Um nevo atípico ou displásico é um nevo cuja aparência é diferente da dos nevos comuns.
Os nevos atípicos são geralmente maiores que os nevos comuns e os seus bordos podem ser irregulares ou indefinidos, frequentemente com irregularidade e variabilidade na cor (a cor pode variar do rosa ao castanho escuro). Podem ser planos ou ter zonas levantadas (em alguns casos são mais altos e mais escuros no centro, parecendo um ovo frito).
A regra do ABCD (a mesma que usamos para o melanoma) também pode ajudar na identificação de um nevo atípico, pois ele pode ser caracterizado por assimetria, bordos irregulares ou mal definidos e cor não-homogénea. Se aplicar a regra do ABCD aos seus nevos e eles cumprirem os critérios atrás indicados, consulte o seu dermatologista, pois é difícil distinguir entre um nevo atípico e um melanoma.
Pessoas com múltiplos nevos atípicos têm um risco muito maior de desenvolver melanoma pelo que devem consultar regularmente um dermatologista. Para essas pessoas o auto-exame mensal da pele é também muito importante, e sendo detectada qualquer alteração, é recomendado que consultem um dermatologista.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt