A gengivite é a inflamação das gengivas. As gengivas inflamadas doem, incham e sangram facilmente. A gengivite é uma inflamação muito frequente e pode aparecer em qualquer momento após o desenvolvimento da dentição.
Quase sempre a gengivite é consequência da escovagem incorrecta, que permite que a placa bacteriana permaneça sobre a linha gengival dos dentes, solidificando, formando o chamado tártaro que se acumula na base do dente e causa irritação e inflamação da gengiva. Em consequência, as gengivas ficam avermelhadas, brilhantes, não estão firmemente adaptadas aos dentes, sangram com facilidade e são sensíveis ao toque. Durante a escovagem ou a utilização do fio dental ocorre hemorragia.
Embora a causa principal da gengivite seja a placa bacteriana, outros factores podem agravar a inflamação, especialmente a gravidez, a puberdade e os medicamentos contraceptivos.
A melhor forma de prevenir a gengivite simples é cumprir uma boa higiene oral, escovando os dentes, pelo menos, duas vezes por dia e utilizando o fio dental diariamente. Recomenda-se, igualmente, a visita ao especialista pelo menos uma vez por ano, podendo ser necessário, em alguns casos, realizar-se uma limpeza oral trimestral.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt