Febre é a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. Esta definição implica estabelecer aquilo que é a temperatura normal, tarefa nem sempre fácil, porque a temperatura normal varia consoante o ritmo circadiano, as refeições, a temperatura ambiente, o vestuário, a actividade física e os estados emocionais. Desse modo, não se pode falar numa temperatura normal, mas numa faixa normal e em limites superiores da normalidade.
No entanto pode-se considerar como temperatura normal um valor entre os 36 e os 37ºC. Considera-se febre quando existe um aumento da temperatura rectal acima dos 38ºC, timpânica acima dos 38.2ºC ou axilar acima de 37ºC.
A toma de antipiréticos acompanhados pela ingestão de muitos líquidos, repouso, banhos em água tépida, evitar roupas quentes mesmo que se tenha muito frio, são algumas medidas que podem ajudar a controlar este estado.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt