Enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afecta um lado da cabeça. A acompanhar a dor podem surgir sintomas como vómitos, náusea e intolerância à luz (fotofobia) e ao som (fonofobia). Estes sinais podem durar apenas algumas horas, mas em casos excepcionais podem ir até três dias. A enxaqueca tem uma componente genética e é uma resposta individual a factores ambientais, como o barulho, o som, etc.
Afecta cerca de quinze por cento da população, maioritariamente o sexo feminino, e interfere na capacidade do indivíduo para desempenhar actividades quotidianas.
Estudos indicam que a ingestão de chocolate, queijos, citrinos, bebidas alcoólicas ou café são factores que podem desencadear o aparecimento de enxaqueca, assim como a privação ou o excesso do sono, stress, menstruação e variações bruscas de temperatura.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt