Enurese nocturna primária é a emissão involuntária de urina durante o sono, depois dos cinco anos de idade.
Primária significa que a criança nunca deixou de fazer chichi na cama, e embora se pense que a enurese nocturna se resolve com o tempo, o seu não tratamento afecta a auto-estima e socialização da criança. Pode ainda ser secundária quando depois de mais de seis meses sem fazer xixi na cama, se regressa à etapa anterior.
De acordo com a American Academy of Child & Adolescent Psyquiatric, os rapazes são mais afectados do que as raparigas, sendo que esta incontinência, não estando necessariamente ligada a problemas emocionais, pode ocorrer em resultado de tensões e emoções. Segundo o mesmo organismo, a enurese pode estar ligada a distúrbios do sono e, na maioria dos casos, explica-se pelo lento desenvolvimento do controlo da bexiga.
Deve ser limitada a ingestão de líquidos antes da hora de dormir, incentivar a criança a ir à casa de banho nesta altura, evitar castigos e acordá-la durante a noite para o fazer.
No entanto, pode ser necessário recorrer a outras estratégias nomeadamente farmacológicas ou do campo da psicoterapia… Mas, não esquecer que antes dos cinco anos molhar a cama não é patológico.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt