Também conhecida como cólica menstrual, é uma dor pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual, que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. Pode ser primária ou secundária, dependendo da existência ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutivo.
A dismenorreia é primária quando não existe uma causa específica. Esta situação afecta cerca de 50 por cento das mulheres, ocorre quando as prostaglandinas, substâncias hormonais, accionam contracções musculares no útero durante a menstruação.
A dismenorreia secundária é motivada por um problema do foro ginecológico que pode ser endometriose, mioma uterino, infecção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina de origem congénita.
A probabilidade de uma mulher ter dismenorreia aumenta se esta tiver antecedentes familiares, seguir um ritmo de vida stressante, fizer pouco exercício físico e consumir cafeína.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt