A desnutrição é a ingestão ou absorção inadequada de nutrientes necessários para satisfazer as necessidades energéticas e de crescimento do organismo. Geralmente, a desnutrição afeta indivíduos com dificuldades económicas ou habitantes de países pouco desenvolvidos, como a África, provocando, especialmente, desnutrição infantil. Porém, a desnutrição pode levar ao surgimento de doenças, como anemia pela falta de ferro, hipotireoidismo pela deficiência de iodo. O principal sintoma de desnutrição é a perda de peso corporal, mas pode surgir diarreia frequente, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, falta de apetite, diminuição da temperatura corporal ou apatia ou irritabilidade.
Nos casos mais graves de desnutrição pode mesmo levar ao enfraquecimento do sistema imunitário e resultar em infeções frequentes.
As causas da desnutrição podem incluir a falta de acesso a alimentos, problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes, tratamentos que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia, ou situações que aumentem a necessidade de nutrientes, como febre alta ou queimaduras. Outra causa frequente de desnutrição é fazer dietas pobres em determinados nutrientes, como no caso de alguns vegetarianos ou dietas da “moda”.
Nota: As informações e conselhos disponibilizados no site Farmácias MonizSilva não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico. Encontre as nossas farmácias aqui.
Fonte: @atlasdasaude.pt