Saltar à corda é mais do que uma simples brincadeira de crianças, pode ser um workout intensivo e vigorante, que contribui para a perda de peso e a tonificação do corpo. Saltar à corda é um exercício simples, económico, pode ser praticado em qualquer local e é especialmente indicado para quem pretende obter resultados rápidos.
Não se deixe enganar porque apesar de parecer um exercício muito fácil, o salto à corda é, na realidade, um exercício muito completo e intenso, uma excelente forma de perder peso e para se manter em forma de um modo simples.
Sabia que saltar à corda queima três vezes mais calorias do que a corrida..
Saltar à corda é uma das formas mais rápidas e eficazes de queimar gordura..
RAZÕES PARA SALTAR À CORDA?
Um Metabolismo elevado: Se quer perder peso rapidamente, é importante escolher e praticar exercícios que irão manter o ritmo cardíaco elevado mesmo depois de concluída a sessão. Saltar à corda é precisamente um desses exercícios.
Para além do trabalho intensivo dos músculos, também os pulmões vão receber uma carga física tão intensa que o ritmo metabólico vai manter-se acelerado e irá continuar a queimar calorias, mesmo depois de concluir o seu exercício.
Não ocupa muito tempo: Devido à sua intensidade, diversidade e efeitos duradouros, não necessita de passar horas a saltar à corda para ver os tão desejados resultados. Bastam 5 a 15 minutos por dia para depressa se sentir e estar em forma e para quem quer manter um elevado nível de fitness, não precisa mais do que 20 minutos, três vezes por semana.
Trabalha o corpo inteiro: Qualquer tipo de exercício físico que trabalhe intensamente múltiplas partes do corpo em simultâneo irá queimar as gorduras indesejadas ainda mais rapidamente, saltar à corda é uma dessas actividades. Quando salta à corda está a utilizar:
- Os seus ombros.
- Biceps e antebraços para virar a corda.
- Os abdominais para se manter direito.
- Os músculos da barriga das pernas, coxas e glúteos para saltar.
Quantos mais músculos estiverem envolvidos numa sessão de exercício, melhor!.
Um verdadeiro desafio: Muitas pessoas pensam que saltar à corda é aborrecido porque não é nada mais do que dar saltos repetidos sem sair do sítio. Felizmente, saltar à corda é muito mais do que isso, como por exemplo:
- Em vez de saltar, pode-se correr no sítio para exercitar melhor as pernas.
- Levantar os joelhos para trabalhar os abdominais.
- Cruzar e descruzar a corda para trabalhar os braços e ombros.
- Saltar com a corda ao contrário.
- Saltar com ambos os pés, com um apenas, alternando do pé direito para o esquerdo.
As possibilidades são muitas e cruciais para não cair na monotonia e, pior, na desistência..
QUER ALGUMAS DICAS PARA COMEÇAR?
- Antes de mais, faça alongamentos/exercícios de aquecimento antes de começar a saltar.
- Mantenha os ombros e os braços relaxados, as costas direitas.
- Salte apenas o suficiente para deixar a corda passar debaixo dos pés.
- Respire fundo pelo nariz.
- Acompanhe cada sessão com música bem mexida!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como qualquer exercício, em especial se não pratica desporto regularmente, deverá iniciar com sessões ligeiras, com aumento progressivo de intensidade e repetições por semana. Este exercício não é indicado para quem sofre de problemas nos joelhos ou articulações, hipertensão e/ou problemas cardiovasculares.