A miopia é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos mais distantes são borrados.
O grau de sua miopia afeta sua capacidade de focar objetos distantes. Pessoas com miopia grave podem ver claramente apenas objetos a poucos centímetros de distância, enquanto aqueles com miopia leve podem ver claramente os objetos até vários metros de distância
FACTORES DE RISCO
O principal fator de risco para a miopia é a hereditariedade. Hoje, acredita-se que o stress visual excessivo e prolongado decorrente de atividades que exijam um maior uso da visão de perto possa estar associado a um factor de risco para o desenvolvimento da miopia.
Esta doença geralmente é diagnosticada entre os 8 e 12 anos. Os olhos estão em processo de desenvolvimento nessa idade, por isso a forma deles pode mudar. Adultos geralmente permanecem míopes se eles têm esta condição desde criança. O surgimento de miopia em adultos que não apresentavam a patologia na infância pode estar associado à diabetes descompensada ou catarata.
CAUSAS
Num olho com a forma perfeita, cada um dos elementos de focagem tem uma curvatura lisa, como a superfície de uma esfera. A córnea ou cristalino com tais curvas de superfície de curvatura refrata toda a luz recebida da mesma maneira e faz uma imagem perfeitamente focada na parte de trás do olho.
No entanto, se a sua córnea ou lente não é uniforme e curva, os raios de luz não são refratados corretamente, e a imagem não fica igualmente focada. Isso faz com que a visão pareça borrada, dando origem a miopia.
A miopia pode ocorrer quando a córnea é curva demais ou, mais comum, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.
SINTOMAS
A miopia é frequentemente detectada pela primeira vez durante a infância e é mais comum diagnosticada entre os anos escolares. Os sintomas de miopia podem incluir:
- Visão embaçada quando se olha para objetos distantes
- A necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente
- Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva
- Dificuldade ao dirigir um veículo, especialmente à noite.
DIAGNÓSTICO
Um exame oftalmológico de rotina pode diagnosticar miopia. O exame de olho inclui perguntas sobre a sua visão e um exame físico de seus olhos. Oftalmoscopia, tonometria, um exame de lâmpada de fenda, e outros testes de visão também são parte de um exame oftalmológico de rotina. Exames de vista devem ser feitos também em bebés e crianças.
TRATAMENTO
O objetivo do tratamento da miopia é ajudar a focar a luz corretamente na retina através do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.
Lentes corretivas
Uso de lentes corretivas trata a miopia por contrariar o aumento da curvatura da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem:
- Óculos
- Lentes de contato
Cirurgia refrativa
Este tratamento corrige miopia por remodelar a curvatura da sua córnea. Métodos de cirurgia refrativa incluem:
- Cirurgia LASIK
- Cirurgia LASEK
- Cirurgia PRK
- Implante de lente intra-ocular.
Todas as cirurgias têm algum grau de risco e possíveis complicações desses procedimentos oculares incluem infecção, cicatrizes na córnea, visão turva, perda de visão e aberrações visuais, como ver círculos ao redor das luzes à noite. Discuta os riscos potenciais com o médico.
PREVENÇÃO
Infelizmente, não há maneiras conhecidas hoje para prevenir a miopia.