Talvez um dos alimentos ricos em vitamina A que lhe ocorra quando se fala seja a cenoura. No entanto, existem muitas outras opções que podem ser incluídas.
A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, dissolve-se apenas em gorduras ou outros solventes orgânicos, pelo que, para serem absorvidas, é necessária a presença de lípidos, de bílis ou de suco pancreático. Esta vitamina tem vários efeitos positivos no organismo a diferentes níveis. Podem distinguir-se algumas funções, como por exemplo:
- Manutenção da saúde ocular;
- Reforço do sistema imunitário;
- Prevenção do envelhecimento celular, devido ao seu potencial antioxidante;
- Conservação da saúde da pele;
- Prevenção de doenças respiratórias;
- Desenvolvimento dos ossos, dentes e cabelo;
- Participação para o desenvolvimento embrionário.
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA
BATATA-DOCE
A batata-doce é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A, sendo a presença desta vitamina, bem como de antocianinas, a responsável pela cor alaranjada ou púrpura do alimento. Pode ser consumida de diversas formas, sendo que, em 100g de batata-doce cozida podem encontrar-se cerca de 4722 microgramas de vitamina A.
CENOURA
A cenoura crua é uma excelente forma para incluir a vitamina A na sua alimentação e também a mais conhecida. Por 100g deste produto pode-se contar com 1326 microgramas desta vitamina, sendo a alternativa vegetal mais rica em vitamina A.
ABÓBORA
A abóbora é mais um dos alimentos ricos em vitamina A. Em 100g de abóbora pode ingerir cerca de 1144 microgramas desta vitamina, um alimento com diversos benefícios e que pode ser consumido quase diariamente sob diversas formas, como em sopas, em salteados de legumes ou em estufados.
MANTEIGA
A manteiga é um alimento que, conforme é sabido por grande parte das pessoas, deve ser consumido com moderação, dado o seu teor em gordura saturada, que pode originar algumas complicações para a saúde, nomeadamente a nível cardiovascular. No entanto, este alimento pode fornecer alguns micronutrientes interessantes a nível nutricional, como é o caso da vitamina A.
Em 100g de manteiga sem sal podem encontrar-se cerca de 670 microgramas desta vitamina. Claro está que não é aconselhável o consumo desta quantidade de manteiga; porém, o seu consumo moderado pode ser um aliado para alcançar a dose diária recomendada de vitamina A.
ESPINAFRES
Os espinafres são mais uma fonte vegetal de vitamina A, assim como de outros micronutrientes muito benéficos para a saúde. 100g deste legume pode fornecer cerca de 620 microgramas de vitamina A, pelo que é uma excelente opção para incluir nas suas sopas.
OVO
O ovo é mais um dos alimentos ricos em vitamina A e não deve ser esquecido dado o seu elevado consumo pela população e todas as vantagens que acarreta para o organismo. Num ovo pode contar com cerca de 225 microgramas de vitamina A.
MANGA
A manga é um fruto bastante apreciado e consumido de forma moderada. 100g de manga podem fornecer cerca de 120 microgramas de vitamina A, pelo que o seu consumo alternado com outras frutas é uma excelente opção.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Perante todos os benefícios referidos e a lista de alimentos ricos em vitamina A apresentada, não restam dúvidas de que vale a pena optar por uma alimentação variada e equilibrada. Apesar do teor deste micronutriente variar nos vários alimentos, é possível garantir o aporte de vitamina A necessário através da alimentação.