Quarenta e nove mil e 422 pessoas foram desparasitadas contra a oncocerose, nos municípios de Menongue, Nankova, Cuangar, Cuchi e Cuito Cuanavale, província do Cuando – Cubango, desde de Agosto. Os dados foram revelados pelo o chefe de departamento provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Ntima Mandawele, que considerou positiva a actividade realizada, em função dos resultados alcançados.
Segundo o responsável, em Menongue, capital da província, a campanha de desparasitação abrangeu 150 aldeias, tendo sido beneficiadas 18 mil e 205 pessoas. O medicamento usado para a desparasitação combate doenças negligenciadas, com realce a oncocercose, tendo apontado a ausência de muitos munícipes durante a campanha, por estarem nas lavras. Ainda ssim, considerou satisfatória a estratégia montada para a actividade, consubstanciada na entrega dos comprimidos aos agentes comunitários formados para o efeito, que facilitaram a distribuição do fármaco à população.
Ntima Mandawele explicou que a campanha foi direccionada para as zonas suburbanas, onde normalmente encontra-se o mosquito que transmite a oncocercose, avançando que campanhas do género já foram realizadas junto das escolas, mulheres grávidas e outros cidadãos. Segundo informou, durante a actividade foram registados 10 casos de oncocercose na comuna do Caiundo e na localidade de Sakaheta.