Os frutos silvestres ou vermelhos, são super alimentos bastante completos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Ricos em antioxidantes, estes frutos são essenciais para manter o pleno funcionamento do nosso organismo, o bem estar do nosso corpo e até a juventude da nossa pele. Vamos conhecê-los?
O QUE SÃO FRUTOS SILVESTRES?
Frutos silvestres ou frutos vermelhos, encontram-se estes frutos de cor negra ou vermelha, na sua maior parte dispostos em bagas, sendo muitas vezes apelidados de super frutos. Estes frutos são a melhor fonte natural de antioxidantes, mesmo quando comparados com outras frutas e vegetais. São Ricos em ácido fólico e vitamina C, aumentam a protecção imunitária contra gripes e diferentes tipos de infecções. Os seus nutrientes ricos em antioxidantes anti-envelhecimento neutralizam a ação dos radicais livres e melhoram a circulação sanguínea e o transporte de nutrientes pelo corpo, o que contribui para uma pele rejuvenescida, para além de protegerem contra efeitos nocivos do sol e da poluição. Algumas substâncias presentes nos frutos vermelhos, como a quercitina, um fitonutriente da família dos flavonóides, aliviam os sintomas das alergias. Estudos indicam que estes frutos contêm nutrientes anticancerigenos que protegem o organismo, e comprovam a sua eficácia na prevenção do desenvolvimento de inúmeros tipos de cancro.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FRUTOS SILVESTRES?
Amoras: Comer amoras ajuda a manter a firmeza da pele, através do silício presente no fruto e que estimula o colagénio e a elastina. É rico em potássio sendo por isso considerado um bom tónico muscular, e em pectina, uma fibra que proporciona a sensação de saciedade e combate a prisão de ventre. Sendo também uma fonte de cálcio é eficaz no combate à osteoporose.
Cerejas: As cerejas têm bastantes fibras, potássio e ainda vitamina C. Se está a tentar perder peso fique a saber que as cerejas têm poucas calorias e que ainda ajudam a evitar a retenção de líquidos. Além disso ajudam a eliminar as toxinas e combatem a prisão de ventre. A juntar a isto ainda se juntam as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e a prevenção de acumulação de gordura nas artérias.
Framboesas: As framboesas são um fruto rico em fibras solúveis e que ajudam o organismo a eliminar as gorduras e a melhorar os níveis de colesterol. Manganês é outro nutriente presente em grande quantidade neste fruto, nutriente esse que é essencial no crescimento e desenvolvimento ósseo. Alguns estudos apontam ainda como benefício o aumento da fertilidade, tanto em homens como em mulheres, aumentando a probabilidade de gravidez.
Groselhas: Este fruto é consumido mais sob a forma de xarope, misturado com água. É um fruto bastante nutritivo. É rico em vitamina C, vitamina E e potássio. É conhecido pelas suas propriedades medicinais de redução de inflamações, no combate a certas infecções bacterianas e na redução do colesterol. Além disto tem propriedades diuréticas, laxantes e depurativas.
Mirtilos: O mirtilo é rico em vitamina A, B, C e B3, magnésio, potássio, cálcio, ferro e fósforo. É tido como um dos alimentos com maiores capacidades antioxidantes e conhecido pela ajuda na prevenção e tratamento de infecções urinárias. Alguns estudos apontam-no ainda como tendo benefícios nos problemas de memória e coordenação motora em doentes com doenças degenerativas.
Morangos: O morango é uma fruta rica em ácido fólico, cálcio, magnésio, potássio e água. As suas propriedades tonificantes, diurético e laxantes ajudam o organismo, nomeadamente o fígado e a vesícula, a realizar as tarefas de desintoxicação necessárias ao bom funcionamento do organismo. Tem ainda um efeito anticoagulante no sangue.
COMO DEVEMOS CONSUMI-LOS?
Os frutos silvestres como a amora, framboesa, mirtilo, morango e cerejas são alguns dos frutos vermelhos comestíveis que, embora não estejam disponíveis no mercado durante todo o ano, é possível encontrar congelados e utilizar em diferentes refeições, em batidos, sobremesas ou saladas. Recomenda-se uma porção destes frutos todos os dias, como parte das cinco porções diárias de fruta e legumes. Duas a três colheres de sopa cheias de frutos silvestres é mais ou menos o equivalente a uma porção de 80 gramas.