Catabola também tem novo hospital

O município de Catabola dista 52 quilómetros a leste da cidade do Cuíto, na província do Bié, e desde a passada quarta-feira conta com um novo hospital, que custou ao Estado mais de 65 milhões de Kuanzas.

Este empreendimento foi inaugurado pelo Ministro da Saúde José Van-Dúnem e pelo governador do Bié, Boavida Neto, no mesmo dia em que abriu um hospital municipal na província de Malanje.

Estas novas instalações hospitalares podem acolher 60 doentes internados e nascem para reforçar a assistência médica e sanitária das populações de Bié. O hospital está equipado com modernos meios de diagnóstico e tem os serviços de medicina, pediatria, maternidade, bloco operatório totalmente equipado, além do Programa Alargado de Vacinação, entre outros serviços. Este equipamento de saúde não esqueceu os seus funcionários e dispõe de refeitório para os profissionais de saúde.

Mas além deste hospital ainda abriu um posto de saúde na localidade de Uyue, também no município de Catabola, capaz de atender mais de 30 pessoas por dia.

Na mesma semana, no quadro das comemorações do 54o aniversário do início da luta armada de libertação nacional (4 de Fevereiro de 1961), assistiu-se ao surgimento de dois novos hospitais e dois postos de saúde. Boas notícias para a saúde dos angolanos e para a redução da mortalidade, como realçou o Ministro da Saúde.

As informações são da agência Angop.

2017-06-08T20:01:51+00:00Março 1, 2015|Notícias|