Todos os medicamentos podem ser perigosos se não soubermos como usá-los. Não devemos tomar medicamentos da nossa família ou amigos sem sabermos se eles são indicados para o nosso problema e como devem ser tomados. O que faz bem ao meu vizinho, pode não fazer bem a mim.
Sempre que estamos doentes, ou a ficar doentes, devemos consultar ir a um posto de saúde. Se for um problema simples, como uma constipação, fale com o seu farmacêutico que lhe pode indicar medicamentos para tratar gripes, constipações e tosse, por exemplo.
Lembre-se que tomar um medicamento em excesso pode ser perigoso para a sua saúde, mesmo que se trate de um simples comprimido para as dores de cabeça.
Tenha muita atenção com as crianças. Guarde sempre os medicamentos em armários altos e fechados, para que uma criança não possa alcançá-los.
Se tem animais de estimação, cão ou gato ou outro animal, saiba que a maioria dos medicamentos para pessoas podem matar um cão ou um gato. O simples paracetamol, usado em medicamentos para as dores, é fatal para os gatos.
Nunca use medicamentos sem conselho de um especialista.