Aprenda a tirar partido das ondas
Os cabelos crespos estão na moda.
Com os novos produtos disponíveis no mercado e a valorização do estilo natural dos fios, os cabelos crespos são hoje em dia um motivo de orgulho e não a dor de cabeça do antigamente.
São cabelos naturalmente mais opacos e secos, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Também o excesso de volume dificulta o pentear, bem como a definição dos cachos. Deixá-los saudáveis e sedosos para que fiquem bonitos implica uma série de cuidados. O segredo consiste em mantê-los bem limpos e hidratados, evitando que fiquem armados e baços.
A não esquecer:
1 – A beleza nasce no interior
Uma dieta equilibrada em proteínas, vegetais frescos e água é fundamental para manter a vitalidade dos fios de cabelo. Alimentos como o peixe, ovo, carne, gelatina, leite e derivados não poderão faltar na sua dieta.
Vitaminas e minerais são também vitais para o crescimento saudável e fortalecimento dos cabelos. Onde encontrá-los?
- Ômega 3 – Salmão, sardinha, nozes, sementes de linhaça;
- Vitamina C – Morango, kiwi, laranja, limão;
- Vitamina A – Cenoura, tomate, mamão;
- Ferro – Fígado, beterraba, feijão;
- Zinco – Amendoim, amêndoa.
2 – Hidratação profunda
Hidrate os cabelos semanalmente. Escolha produtos ricos em colagénio e elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, os quais repõem nutrientes e previnem/disfarçam as pontas duplas.
3 – Cortar
Ajuda a remover as pontas secas e a manter o penteado. Um bom corte pode ser o melhor aliado contra o volume dos fios.
4 – Pintar
Nem todas as tintas são nefastas para os cabelos. Algumas contêm hidratantes e outras substâncias que deixam o cabelo com aspecto sedoso e brilhante.
5- Temperatura da lavagem
Utilize apenas água morna, a água muito quente resseca ainda mais os fios, independentemente dos hidratantes que possa utilizar.
6 – Massagem do couro cabeludo
Massajar o couro cabeludo enquanto lava os fios ajuda na sua limpeza ao mesmo tempo que estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.
7 – Produtos para cabelos crespos
Prefira um champô sem sal, específico para o seu tipo de cabelo. Cabelos submetidos a processos químicos deverão ser tratados com uma linha de produtos restauradores específicos.
8 – Condicionador
O seu uso é essencial para disciplinar e hidratar os fios.
9 – Pentear
Após lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o “leave-in” (amaciador sem enxaguar). Penteie o cabelo ainda húmido, desembaraçando cuidadosamente, sempre das pontas até a raiz, evitando partir os fios.
10 – Modele as pontas
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho. Para além de ajudarem a prevenir o ressequimento provocado pelas agressões do meio ambiente contribuem ainda para reduzir o volume e definir os caracóis.
11 – Sem fios “espetados”
Depois de secos e modelados, no caso de restarem fios rebeldes e espetados, utilize finalizadores como ceras ou silicone. Colocar uma pequena dose de produto nas palmas das mãos e distribuir com movimentos suaves pelo comprimento em direção às pontas.
12 – Suplementos alimentares
O colagénio hidrolisado é um excelente suplemento para a pele, cabelos e unhas pois contém os ingredientes necessários para manter estas estruturas fortes e saudáveis, contribui ainda para aumentar a elasticidade da pele e ajudar a emagrecer.
Para melhores resultados deverá preferir o colagénio hidrolisado enriquecido com vitaminas A, C e E, pois elas são importantes para manutenção e integridade das células epiteliais, para a formação do colagénio, sendo uma ótima fonte de antioxidantes, para além de protegerem o sistema imunitário.
Peça conselho na sua farmácia MS sobre os produtos e suplementos mais adequados para si.