Conforme demonstrado pelo professor do curso mais popular da Universidade de Harvard – Ben-Shabar – a felicidade é uma competência que pode ser aprendida.
Após décadas de pesquisa na área da Psicologia Positiva e na sua experiência pessoal o especialista ensina como combinar a felicidade a curto prazo – o prazer – com a felicidade a longo prazo – o significado que queremos dar à nossa vida.
Ben-Shahar explica como alcançar a felicidade plena num livro chamado “Being Happy”. Tudo o que temos de fazer é aceitar a vida como ela é, o segredo é não inflacionar as expectativas. Quanto maiores forem estas maiores serão as desilusões.
Por isso: MAKE IT SIMPLE!
1. Acredite e goste de si.
Escolhe e ouse ser feliz. Sonhe! Não receie ser diferente. Acredite em si próprio e não receie os julgamentos de terceiros. Lute pelo que deseja e parta para essa guerra com positivismo.
2. Mente sã em corpo são.
Não é possível ser feliz num corpo debilitado. Cuide do seu corpo e da sua saúde. Faça por se sentir bem e gostar da imagem que vê quando se olha ao espelho. Uma mente sã exige um corpo cuidado, boas horas de sono, exercício físico e contacto humano.
3. As questões que colocar condicionarão a sua realidade.
Concentre-se em pensar positivo. Ao procurar insistentemente onde falhou está a canalizar negativamente as suas energias. Procure rodear-se de experiências e pessoas boas. Comece e termine o dia com um sorriso.
4. Não fuja das suas emoções.
Não as negue, não as mascare. A vida é mesmo assim, cheia de experiências boas ou nem tanto. Seja humano o suficiente para saber conviver com a alegria e com a tristeza. Não exija ser perfeito, a sua saúde mental bem como aqueles que o rodeiam agradecem.
5. Exteriorize os seus sentimentos.
Num diário, com amigos, com o terapeuta, como se sentir melhor. Seja íntegro e sincero com os seus valores e sentimentos. Não se contenha nem esconda as suas emoções. Exteriorizar é o caminho para racionalizar e conseguir resolver tudo aquilo que complica a sua vida.
6. Aprenda com os erros.
Falhar é normal, por isso não dramatize! Procure crescer com os erros, tentando tirar partido até das situações menos boas e encarando-as como fazendo parte do processo de aprendizagem. Veja em cada fechar de porta o abrir de uma janela.
7. Simplifique a sua vida.
Não esteja sempre com receio de que está a perder tempo. Nem sempre o melhor é o mais rápido. Não se dedique ao que está à mão, como a tecnologia por exemplo, em vez de passar tempo de qualidade numa qualquer actividade que o torne feliz.
8. Seja grato e saiba usufruir daquilo que já conquistou.
A felicidade está normalmente longe dos queixosos e daqueles que passam a vida a criticar. As pessoas mais felizes são as que conseguem tirar o melhor partido daquilo que têm (que pode não ser o melhor do mundo!). Redescubra os benefícios em tudo o que o rodeia.
9. Faça amigos.
Rodeie-se de bons amigos, de pessoas que o fazem sorrir e lhe enchem a alma. Afaste-se de pessoas negativas e pessimistas. Não alimente relacionamentos que não levam a nada. O tempo é escasso, invista em relações positivas e felizes. Ben-Shabar é claro quando diz: “Quem muito abraça pouco aperta”.
10. Aposte e desenvolva a auto-estima.
Observe-se, escute-se, avalie-se a não receie dar nas vistas pelos seus pontos fortes. Não receie ser diferente. Viva a vida com que sempre sonhou.
OUSE SER FELIZ!