O seminário sobre Hepatite B, realizado pela Direcção provincial de Saúde de Luanda, teve início na maternidade Lucrécia Paim em Maio de 2015 e encontra-se na sua sexta etapa, estando previsto passar por todos os municípios, hospitais e maternidades de referência da cidade de Luanda até finais de Setembro.
Segundo Domingos Cristóvão, Director Municipal de saúde do município de Belas, a formação – com a duração de dois dias – arrancou com trinta técnicos, estando prevista a inclusão de novos grupos, nas fases seguintes. Pretende-se que todos os funcionários ligados ao tratamento de doenças virais e vacinação possam ser vacinados e formados, a fim de evitarem contágios no exercício das suas funções. O responsável garante que está assegurada a quantidade de vacinas necessária, até porque “só com técnicos capacitados e protegidos é que a campanha de prevenção será bem-sucedida”.
O Seminário, dirigido a funcionários dos laboratórios e parteiras, já formou os técnicos das maternidades Lucrécia Paim e Ngangula, das unidades de saúde dos municípios do Cazenga, Viana e Cacuaco.
De acordo com o médico, uma vez terminada a fase de prevenção dos técnicos, a acção deverá estender-se à população, por forma a baixar o número de doentes com hepatite B registado em Belas.
Fonte: http://www.portalangop.co.ao/…/tecnicos-saude-belas-formados-sobre-doencas-virais