Substitua o Sal, Use Temperos!

De todos os temperos para substituir o sal, as ervas aromáticas e as especiarias são, talvez, os mais comuns e saborosos. É possível combinar os temperos de diversas formas e que, adicionalmente trazem um sabor extra ás suas refeições.

PORQUE SE DEVE SUBSTITUIR O SAL NA ALIMENTAÇÃO?

O sal é importante para a saúde e apresenta os seus benefícios. O sal é uma fonte de minerais que, em doses mínimas, ajuda o corpo a equilibrar os níveis de eletrólitos e outros processos importantes do organismo.

No entanto, muitas das vezes o problema reside nas quantidades exageradas que se consomem por dia e por refeição, pois em excesso o sal é mais prejudicial do que benéfico. Deve-se ingerir por dia de 5 a 6 g de sal, porém a maioria das pessoas ultrapassa largamente esse valor.

As formas mais fáceis e eficazes de se substituir o sal na alimentação é através da utilização de outros temperos que acrescentam sabor e saúde aos alimentos.

 

SUGESTÕES DE TEMPEROS PARA SUBSTITUIR O SAL

ALHO

O alho é uma especiaria rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que, depois de serem absorvidas no organismo, ajudam a prevenir diversas doenças.

É um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, cujos efeitos reduzem a retenção de líquidos e os problemas cardiovasculares.

É perfeito para realçar o sabor de pratos de carne, peixe e marisco e também sopas. Combinado com azeite dá um sabor extraordinário.

alho-nutrição

 

CEBOLA

Com propriedades semelhantes ao alho, a cebola é outra ótima alternativa para reduzir o consumo de sal e também existe em forma de pó.

Embora perca algumas propriedades em relação ao vegetal no seu estado natural, os seus nutrientes tornam-na numa ótima opção para dar sabor às receitas. É principalmente utilizada em carnes, peixes sopas, saladas e verduras salteadas.

 

PIMENTA BRANCA/PRETA

A pimenta é um tempero com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que, no organismo, protegem os tecidos contra os efeitos negativos dos radicais livres.

A pimenta preta é a mais pungente e saborosa de todos os tipos de pimenta e está disponível com grãos inteiros, partidos ou moídos em pó.

Contudo, a pimenta pode ser prejudicial para quem sofre de problemas gástricos. O aumento da secreção do suco gástrico pode aumentar o risco de provocar uma úlcera gástrica.

pimenta-nutrição

 

ORÉGÃOS

Conhecidos pelas suas propriedades medicinais, os orégãos são um dos temperos para substituir o sal em várias preparações.

Com um sabor quente, aromático e ligeiramente amargo, os orégãos podem ser utilizados em diversas preparações como carnes, peixes e mariscos, pizzas e receitas com queijo, massas e saladas frescas.

oregaos-nutrição

 

COMINHOS

Este ingrediente contém substâncias antioxidantes que diminuem os efeitos negativos dos radicais livres do ambiente.

Os cominhos são dos temperos mais usados no mundo e não é preciso muita quantidade para dar sabor ao prato. As sementes frescas de cominho, torradas a seco e depois moídas, proporcionam um sabor mais rico do que o cominho em pó. Pode ser utilizado em carnes, peixes, sopas e cozidos, arroz e legumes.

cominhos-nutrição

 

AÇAFRÃO

Este tempero, que concentra grandes quantidades de antioxidantes, é uma boa escolha para dar sabor às refeições sem usar sal. Tem uma cor amarela distinta que a torna muito especial e dá uma cor viva aos pratos onde está presente. O açafrão pode ser utilizado em partos de carne, em legumes e também em arroz.

açafrão-nutrição

 

ALECRIM

O alecrim é uma erva expectorante e estimulante, que ajuda a controlar problemas como tosse, gripe, crises de asma e outras doenças respiratórias.

O alecrim é uma erva aromática com uma fragrância de pinho. Quando utilizada com moderação pode inclusive realçar outros sabores presentes no prato.

A sua preparação de eleição são os assados, sejam eles de carne, peixe ou vegetais. Também há quem o utilize em pizzas e molhos.

alecrim-nutrição

 

PIMENTÃO-DOCE

Em termos de sabor, é mais suave e mais doce que a pimenta cayene. O pimentão-doce depois de moído é utilizado para realçar a cor e intensificar o sabor de alimentos cozinhados e na confecção de alguns enchidos. Indicado principalmente para pratos estufados ou assados no forno e legumes salteados.

 

NOZ-MOSCADA

Esta especiaria apresenta um sabor doce e ligeiramente picante diversos benefícios para a saúde, é estimulante, relaxante e anti-inflamatório, perfeita para para substituir o sal.

Adicione a noz-moscada com pimenta preta aos molhos caseiros brancos e de queijo. Também acrescenta calor e sabor às sopas caseiras de batata, couve e couve-flor.

nozmoscada-nutrição

2018-06-04T14:15:21+00:00Junho 6, 2018|Artigos e Dicas, Nutrição|