Hoje em dia a má alimentação mata mais do que o tabaco, o álcool ou o consumo de drogas. Uma alimentação saudável e equilibrada, não resulta apenas de uma boa selecção de alimentos nem da forma como os confeccionamos. A atenção que dedicamos ao acto de nos alimentarmos é tão ou mais importante quanto comer os alimentos correctos.
Distracções como ver televisão ou ainda ficar agarrado ao telemóvel ou ao computador devem ser evitadas a todo o custo. Comer de forma automática leva à ingestão de quantidades inadequadas, para além de distrair da própria refeição ao ponto de a pessoa se alhear do sabor e odor dos alimentos. Quando em interacção com o programa televisivo o ritmo respiratório altera-se, comprometendo a própria mastigação. Alimentarmo-nos de modo inconsciente leva também a que o nosso cérebro fique desfocado das mensagens de saciedade enviadas pelo estômago.
É essa a razão pela qual não devemos levar gulodices para o cinema, ou simplesmente para o sofá.
Cientistas americanos demonstraram ainda que ver televisão estava associado a um menor nível de consumo de frutas e vegetais e maior consumo de doces e refrigerantes com açúcar.
Pior de tudo, estes hábitos que normalmente se ganham na infância raramente se abandonam na idade adulta. Por isso, tenha o cuidado de comer à mesa, sem distracções de televisão, telemóveis, computadores, revistas ou jornais. Aprenda a saber comer e não esqueça que somos, de facto, o que comemos. Não nos basta sobreviver, é preciso viver com qualidade.
Dicas saudáveis:
- Faça da pausa para refeição um momento de descanso e relaxamento
- Procure fazer as refeições num local tranquilo
- Mastigue bem e devagar os alimentos
- Alimente-se de três em três horas
- Sente-se com as crianças à mesa para estimulá-las a evitar a TV ou o computador