Sabe Cuidar da sua Voz?

Já alguma vez pensou que também deve ter atenção á saúde da sua voz? A voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento humano. Alguns cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais devem ser seguidos por todos para que se tenha uma voz mais saudável. No entanto, a saúde vocal é algo muito ignorado e até mesmo desconhecido por muitos, o que poderá trazer consequências graves.

 

 

O QUE FAZER PARA MANTER UMA VOZ SAUDÁVEL?

 

Água: Beba bastante água (em temperatura ambiente), um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir 1 a 2 litros por dia.

Invista na Maçâ: Coma maçã, a fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorecendo uma voz mais saudável. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.

Evite ambientes secos: A redução da humidade no ar, causa ressecamento no trato vocal, induzindo a produção vocal com esforço e de tensão. É como se um sistema extremamente potente tivesse que trabalhar sem lubrificação.

Repouso: Descanse e durma bem regularmente, a voz reflecte no cansaço físico e a falta de ânimo.

Alimentação equilibrada: Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.

Evite lugares muito barulhentos: Nos quais o controle de volume da voz é difícil, o que pode provocar aumento do esforço vocal.

Ajuda profissional: Procure um fonoaudiólogo em casos de tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz.

 

 

 

SINAIS DE ALERTA QUE ALGO PODERÁ ESTAR ERRADO COM A SUA SAÚDE VOCAL

 

Qualquer destes sintomas que perdurem mais de 2 semanas deve dirigir-se ao seu médico ou um fonoaudiólogo. Há certos sintomas que poderá estar sempre atento, tais como:

  • Rouquidão
  • Cansaço ao falar
  • Falhas ou perda de voz
  • Pigarro constante
  • Dor ou ardência na garganta
  • Dificuldade de engolir
  • Garganta seca

 

 

O QUE DEVE EVITAR PARA NÃO PREJUDICAR A SUA VOZ

 

Cigarros: A nicotina do cigarro irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta. A longo prazo a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, inclusive cancro de laringe.

Ar condicionado: Além de comprometer as cordas vocais, altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada, exigindo um maior esforço muscular, tanto na respiração quanto na fala.

Excesso de condimentos: Condimentos deixam a comida bem mais saborosa mas, em compensação, podem provocar irritações nas cordas vocais e nem sempre um bom gole de água alivia o problema. Por isso, é melhor não exagerar.

Café: O teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. Assim como o cigarro, o café desidrata as cordas vocais, além disso, provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar.

Tom da fala: Evite sempre falar muito alto e/ou gritar, mantenha a voz sempre no seu tom natural, não faça esforços ao falar.

Falar durante os exercícios físicos: Qualquer exercício de esforço muscular juntamente com a fala irá provocar sobrecarga na musculatura da laringe.

Bebidas alcoólicas: Além de irritarem a mucosa do trato vocal, têm efeito anestésico, que mascara a dor de garganta. As bebidas destiladas são mais prejudiciais que as fermentadas.

 

Saiba ouvir o que o seu corpo diz. Como em qualquer comportamento na vida, o importante é o equilíbrio, sem exageros. Cuide da sua voz!

2016-06-12T00:00:00+00:00Junho 12, 2016|Saúde Geral|