O director clínico do hospital municipal do Soyo, província do Zaire, Garcia Diwampovesa, aconselhou, os munícipes a evitarem de consumir tabaco, por ser um dos vectores de transmissão de várias doenças.
Garcia Diwampovesa mostrou-se preocupado com o elevado número de cidadãos que actualmente consomem tabaco, sem conhecer as consequências que podem advir. Acrescentou também que não importa a quantidade consumida, pois o tabaco tem substâncias químicas cancerígenas que são altamente prejudiciais.
Os riscos são enormes para os consumidores deste produto, devido a nicotina que é uma droga psico-activa responsável pelos efeitos do tabaco no organismo humano.
No caso concreto das mulheres gestantes, Garcia Diwampovesa esclareceu que este produto pode provocar aborto nos primeiros meses de gestação ou casos de má formação congénita ao futuro bebé.
Se o consumo não for reduzido ou até mesmo terminado poderá surgir vários problemas como:
- Cancro de garganta
- Mau hálito
- Dentes amarelados
- Impotência sexual
- Diminuição da circulação do sangue no organismo humano
Garcia Diwampovesa considerou o tabagismo como uma prática secular que deve ser combatida, por constituir uma das principais causas de mortes no mundo, depois das doenças cardiovasculares.