Com o passar do tempo a manutenção da nossa pele passa ser cada vez mais importante. Problemas como flacidez, rugas, ressecamento começam a aparecer. Apesar dos diversos tratamentos e cremes que já existem para combater estes sinais de envelhecimento, o ideal é apostar na prevenção e evitar os maus hábitos. Evite-os e proteja a sua pele! Vamos conhecê-los?
CONHEÇA E EVITE OS MAUS HÁBITOS
Tabagismo: Cada vez que fuma um cigarro diminui a oxigenação da sua pele por 90 minutos, por causa da nicotina a pele fica grossa e amarelada. Além de todos os problemas que todos sabem que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez.
Stress: O stress emocional altera os seus hormônios, aumentando a libertação de corticoide endógeno e adrenalina, deixando a pele mais oleosa e acneica. O stress também diminui as nossas defesas, e a pele fica mais predisposta a doenças e infecções.”Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica.
Excesso de Poluição: Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela nossa pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protector solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
Desidratação: Um dos primeiros sinais da falta de água, aparecem na pele e nas mucosas. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Exposição Solar: O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de cancro da pele. A radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta. A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no ADN das células e, indirectamente, provoca reacções químicas que alteram o ADN e as fibras colágenas e elásticas. Apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e acção antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reacções. O resultado é o que chama de fotoenvelhecimento. Aparecem então:
- Manchas
- Sardas
- Flacidez
- Pele áspera
- Aumento das rugas
- Cancro da pele
Açúcares e Gorduras: Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado “glicação”. O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
Alimentação Desiquilibrada: Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Prioritize alimentos frescos e ricos em Vitamina C, E, A, Bioflavonoides, tais como:
- Laranja
- Limão
- Lima
- Kiwi
- Morango
- Brócolos
- Tomate
- Amêndoas
- Nozes
- Cenoura
- Abóbora
- Batata doce
- Melão
- Frutos Vermelhos
Dormir Mal: Sem o sono adequado não existe reparo/descanso. Durante o sono, produzimos hormônios “rejuvenescedores”, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são “calmantes” e reparadores. A falta de sono provoca stress e não dá tempo para o organismo descansar.
Sedentarismo: A prática de actividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo, combate o stress e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Hidratante: É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. O ressecamento superficial da pele causa alergias, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções.