Um trabalho conjunto de toda a sociedade deve ser feito com vista à promoção de estilo de vida saudável para prevenir e conter muitas mortes por doenças cardiovasculares , disse, ontem, no Lubango, o ministro da Saúde.
José Van-Dúnem falava durante as Primeiras Jornadas de Cardiologia e Hipertensão Arterial, promovidas no quadro das comemorações do dia do coração.
As principais causas de doenças cardiovasculares são a hipertensão arterial e a diabetes, geralmente provocadas por maus hábitos de vida, como a obesidade, o tabagismo, sedentarismo e o consumo desregrado de bebidas alcoólica, explicou o ministro da saúde.
“Não posso deixar de expressar a minha satisfação pela importância que a província dá às doenças cardiovasculares, manifestada pela realização das primeiras jornadas de cardiologia e hipertensão, pois trata-se de um tema actual, que constitui uma preocupação para o sector.” disse.
O ministro lembrou que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em Angola, daí a necessidade de se reforçar as medidas de prevenção.
As Primeiras Jornadas de Cardiologia e Hipertensão Arterial decorreram em simultâneo com o Primeiro Congresso Multidisciplinar e as Quintas Jornadas Técnicas Cientificas do Hospital Central “Agostinho Neto”, na cidade do Lubango. Os três eventos decorreram sob o lema “As Ciências da Saúde ao Serviço do Povo, nos 40 anos de Independência Nacional” e juntaram académicos e especialistas para a actualização de conhecimentos técnico-científicos e práticos em múltiplas especialidades médicas.