Desde tempos muito antigos que todos os povos usam plantas para tratar diversos males, doenças e má disposição. Seja em Angola ou na China, as tradições populares são passadas de pais para filhos, de curandeiros e sábios para os seus alunos e discípulos, e um chá pode acompanhar o tratamento de várias gerações.
As plantas têm efeitos medicinais provados e sabemos que muitos chás ajudam a curar doenças, mas é preciso ter cuidado quando se tomam medicamentos de farmácia e se misturam chás ao mesmo tempo. Algumas plantas interagem com os medicamentos e atrapalham a sua acção, ou podem mesmo tornar um determinado medicamento tóxico para o nosso corpo.
Por exemplo, plantas como o açafrão-da-Índia, o alecrim, alcaçuz, equinácea, alho, ananás, toranja, funcho e dente-de-leão podem diminuir a eficácia de antibióticos e a segurança deste medicamento.
No caso do planeamento familiar, mulheres que tomam a pílula devem evitar o amieiro-negro, cáscara-sagrada, dente-de-leão, anho-casto, clorela, hipericão, trevo vermelho e sene, porque diminuem a eficácia da pílula, o que quer dizer que pode correr o risco de engravidar.
Se está a tomar medicamentos, fale sempre primeiro com o farmacêutico para saber se pode usar alguma planta ao mesmo tempo.