Planeamento familiar e saúde da mulher

O planeamento familiar ensina todas as mulheres a evitar as gravidezes acidentais, mas também a protegerem-se de doenças transmitidas por via sexual. Ter um filho é uma decisão que vai influenciar toda a vida, da mãe e da criança. Deve ser pensada e planeada. Engravidar por acidente, sem querer, continua a ser uma realidade para muitas mulheres angolanas.

No Moxico, a directora clínica da Maternidade provincial, Rodete Nele, pede às mulheres para cumprirem bem as orientações que os técnicos de saúde dão durante a consulta de planeamento familiar. Só assim é possível evitar a gravidez que não é desejada.

O planeamento familiar é seguro e é simples de seguir. As mulheres devem dirigir-se à Maternidade onde os técnicos de saúde atendem e ajudam todas as mulheres.

Todas as mulheres em idade sexualmente activa devem procurar esta ajuda, o que inclui as mulheres mais jovens, adolescentes, para se evitarem gravidezes na adolescência, as chamadas gravidezes precoces.

No ano passado, a Maternidade do Moxico fez mais de sete mil consultas de planeamento familiar, onde foi feita também a devida assistência com tratamentos de anti-sépticos, ou seja, que matam os micróbios que há na pele e que provocam infecções e irritações.

As informações foram avançadas pela Angop.

2017-06-08T20:02:16+00:00Janeiro 19, 2015|Mulher|