Piolhos: Causas, Sintomas e Prevenção

Os piolhos são insetos muito pequenos que vivem no couro cabeludo e que podem ser transmitidos pelo contato próximo com outras pessoas. Os piolhos podem viver por um ou dois dias fora do corpo. Eles também podem ser encontrados nas sobrancelhas e nos cílios.

Tipos

Piolhos do couro cabeludo: Este é o tipo mais comum de piolho, que costuma se desenvolver na pele que reveste o topo da cabeça, chamada de couro cabeludo.

Piolhos do corpo: Esses piolhos vivem em roupas e também em lençóis, edredons e outras roupas de cama. Os piolhos do corpo costumam afetar mais pessoas que não possuem regularidade nas práticas de higiene, como moradores de rua, por exemplo.

Piolhos pubianos: Geralmente chamado de caranguejos, estes piolhos ocorrem na pele e nos pêlos da região púbica.

 

CAUSAS

Você pode contrair piolhos ao entrar em contato com o inseto ou com seus ovos – que costumam eclodir em cerca de uma semana, aproximadamente. Saiba como uma pessoa pode contrair piolhos:

  • Via contato com uma pessoa que já tenha piolhos. Isso é muito comum entre crianças e pessoas da mesma família, que moram no mesmo local, compartilham de determinados objetos de uso pessoal e que interagem de perto entre si.
  • Armazenar roupas infestadas de piolhos em armários ou guardar itens pessoais, como travesseiros, cobertores, pentes e brinquedos de pelúcia pode permitir que os piolhos se espalhem pelo guarda-roupa ou pela casa.
  • Itens compartilhados entre amigos ou familiares, como roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia.
  • O contato sexual com pessoas que tenham piolhos na região púbica também pode causar o surgimento do problema.

 

SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas de presença de piolhos são:

  • Coceira intensa
  • Cócegas e sensação de movimento dos cabelos
  • Ovos dos piolhos (lêndeas) presentes em fios de cabelo, que podem ser confundidas com caspa, embora não possam ser facilmente removidas para fora do cabelo
  • Pequenas saliências vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e ombros.

 

DIAGNÓSTICO

Durante o exame, o médico procurará pela presença dos piolhos no couro cabeludo ou das lêndeas (de coloração branco-amarelada) nas hastes dos cabelos, usando uma lente de aumento.

 

TRATAMENTO

Hoje, loções e champõs que contenham permetrina funcionam bem no tratamento contra piolhos. Eles podem ser comprados na farmácia, sem receita médica. Se não surtirem efeito, um médico poderá receitar um medicamento mais forte, como os de via oral. Esses medicamentos devem ser usados apenas após a consulta médica, de acordo com a orientação do especialista.

O tratamento para piolhos pode provocar efeitos colaterais significativos em crianças com menos de seis meses, em idosos e em qualquer pessoa que pese menos de 50 quilos, principalmente quando o tratamento for realizado várias vezes em um curto período de tempo. Fale com um médico sobre o melhor tipo de tratamento para pessoas dentro dessas características.

 

PREVENÇÃO

É difícil evitar a propagação de piolhos entre crianças em ambientes infantis e escolares. Há muito contato próximo entre elas e os seus pertences e, por isso, os piolhos podem se espalhar facilmente. A presença de piolhos em crianças não é reflexo de maus hábitos de higiene e tão pouco pode ser entendida como uma falha da parte dos pais. Muitas vezes não há como prevenir a ocorrência de piolhos.

2019-04-01T00:46:21+00:00Abril 24, 2019|Doenças, Outras Doenças|