Em 2014 houve menos 260 casos de meningite registados no Hospital Pediátrico David Bernardino, de Luanda. A informação foi dada à agência Angop pela directora clínica daquele hospital, Elsa Gomes.
Esta grande diminuição de casos da doença deve-se ao programa de vacinação, às campanha de sensibilização e à chegada da vacina Pneumo 13 no ano de 2013. Em 2012 e 2013 houve uma média de 300 casos de meningite por ano e em 2014, depois da existência desta nova vacina, houve apenas 40 casos da doença.
A meningite é uma inflamação que atinge as membranas que revestem o encéfalo, o nosso cérebro, e a medula espinal. Estas membranas chamam-se meninges, por isso o nome da doença ser meningite. Esta inflamação pode ser causada por vírus, bactérias e outros organismos tão pequenos que só podem ser vistos com um microscópio, chamados micro-organismos. Também algumas drogas podem provocar a inflamação das meninges.
A meningite é grave, pode pôr a vida em risco e é considerada uma emergência médica. A vacinação das crianças, as mais afectadas pela doença, é muito importante para prevenir a meningite. Quando uma criança, ou mesmo um adulto, começa a ficar doente deve ser logo levada a um médico. Muitas vezes os sinais da doença em crianças pequenas são tão simples como sonolência, a criança tem muito sono, ou irritabilidade, com muitas birras e choro.
Os sintomas mais gerais são dores de cabeça fortes com febre alta, confusão mental, vómitos e não suportar luz e sons altos.