Uma nova unidade de prevenção, monitoramento e tratamento do cancro da mama desde 21 de Fevereiro, funciona na capital angolana, numa iniciativa da Luanda Medical Center destinada ao diagnóstico precoce deste.
A propósito, a cirurgiã oncológica da Luanda Medical Center, Irina Jacinto, disse que o centro visa o diagnóstico precoce do cancro da mama, através do rastreio e acompanhamento ao eventual paciente, a ser levado a cabo por uma equipa multidisciplinar, constituída por radiologistas, patologistas e cirurgião.
Apelou as mulheres a procurarem o médico sempre que detectarem algo estranho na mama. Por sua vez, o director do Instituto Angolano de Controlo de Cancro, Fernando Miguel, louvou a iniciativa desta instituição privada, alegando que o cancro da mama deve ser combatido juntando os vários esforços existentes no país.
Frisou que esta doença lidera as estatísticas do instituto e, por isso, tem merecido uma especial atenção. Aconselhou as mulheres a partir dos 35 anos para procurarem um profissional de saúde para o exame de mamografia, de modo a saber o seu estado de saúde.
O cancro da mama quando começa não é visível, nem palpável. A mamografia pode ajudar na sua descoberta e facilitar o controlo da doença.