Entre 27 de Março e 07 de Abril próximos vai ser realizada em Luanda uma campanha de vacinação animal e de recolha de cães vadios, que prevê vacinar mais de 230 mil canídeos. Esta acção destina-se a controlar um novo surto de raiva na capital angolana.
Já em 2009 tinha havido uma epidemia semelhante e o problema actual preocupa as autoridades sanitárias de Luanda devido ao elevado número de pessoas atingidas. Até ao início de Março já se contavam sete mil casos, com 18 mortes.
Esta campanha de vacinação animal vai contar com o apoio das Forças Armadas angolanas e de técnicos dos serviços de veterinária e de saúde.A vacinação é muito importante para dominar a epidemia de raiva.
A raiva é uma doença infecciosa, provocada por um vírus que é transmitido pela saliva. Chama-se uma zoonose porque é uma doença que é transmissível ao homem a partir de animais infectados com este vírus.
Todos os mamíferos (e o ser humano é um mamífero) podem ser infectados com o vírus da raiva e podem transmiti-lo.
O vírus começa por se instalar e multiplicar nos nervos periféricos, depois passa para o sistema nervoso central e daí passa para as glândulas salivares, multiplicando-se e propagando-se, quer através de mordeduras ou pela lambida de feridas abertas, de mucosas e de arranhões.
Em geral os animais domésticos, em especial os cães, são os principais portadores e transmissores de raiva nas cidades e povoações. Mas outros animais domésticos também podem ter e transmitir a raiva, como gatos, vacas, cavalos, cabras e furões. Nos animais silvestres ou selvagens contam-se os macacos, morcegos, castores, coiotes, raposas, lobos, marmotas, guaxinins e gambás.
A raiva já está controlada e mesmo erradicada em muitas partes do mundo, devido aos excelentes resultados da vacinação dos animais, que evita que possam desenvolver a doença. Isto significa que não tendo a doença não a transmitem, terminando o ciclo de infecção.
Nem todos os animais estão infectados e normalmente os que estão infectados apresentam um estado de agitação e de agressividade anormal. Mas sempre que se é mordido por um animal, seja doméstico, silvestre ou selvagem, deve-se procurar um hospital.
Não se deve tratar mal os animais, mas sim ajudar a controlar este problema.
Todas as pessoas que têm cães de estimação, animais que são considerados o melhor amigo do Homem, devem ter as vacinas em dia, e a vacina da raiva deve ser dada todos os anos.
Os cães vadios também beneficiam com a preocupação das comunidades e por sua vez a população fica a ganhar se os animais da rua estiverem bem tratados e saudáveis. Se houver animais no seu bairro ou na sua povoação, cuide deles e peça ajuda aos serviços de veterinária para que sejam examinados e vacinados.
Pessoas e animais podem e devem viver em harmonia, e para isso é preciso fazer com que todos estejam de boa saúde. A vacinação é muito importante para a saúde das pessoas e dos animais.