Mil e 130 animais de estimação (cães, gatos e macacos) foram vacinados contra a raiva, desde o dia 18 de Abril, na vila municipal do Cachiungo e bairros periféricos, na província do Huambo, cifra muito acima da previsão.
O responsável local dos serviços veterinários, Martinho Coquete Capuca, disse que entre os animais 1.115 são cães, 12 gatos e três macacos.
Informou que a previsão era imunizar mil animais de estimação, explicando que esta campanha, que vai estender-se às comunas da Chinhama e Chiumbo, enquadra-se na estratégia de combate da raiva.
Martinho Coquete Capuca lembrou que os animais deste município desde 2014 que não eram vacinados contra a raiva, por falta de vacinas. A raiva, doença sem cura, é causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central antes de atacar as glândulas salivares, de onde se multiplica e se propaga. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contacto da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.