Segundo a responsável da Sala de Planeamento Familiar do Centro Materno da Mineira, Quininha Mimi, o número de mulheres interessadas em aderir ao Planeamento Familiar continua a aumentar.
Nos últimos quatro meses esse número triplicou, tendo sido diariamente atendidas entre 25 a 30 mulheres.
A procura de serviços de Planeamento Familiar é particularmente elevada na faixa etária fértil, entre os 16 e os 45 anos.
Segundo a responsável, os métodos contraceptivos disponibilizados no centro da Mineira são a pílula, o preservativo masculino e feminino, o dispositivo intra-uterino (DIU), o depoprovera (injectável) e o Jardel (implante contraceptivo).
Quininha Mimi, aconselhou as mulheres a aderirem ao programa, uma vez que o Planeamento Familiar é fundamental que o casal possa decidir conscientemente sobre o melhor momento para apostar no crescimento da família, por forma a garantir o seu “bem-estar” atual e futuro.
Controlar o número de filhos, os intervalos entre gestações, tendo ainda em conta a aposta numa carreira profissional, bem como outras contingências de carácter económico e social, passou a ser prioritário.
A responsável deixa ainda um apelo aos homens para que acompanhem as suas companheiras aos centros de saúde, já que esta é uma missão que deve ser levada a cabo em conjunto, o que na maioria das vezes não se verifica …