A população angolana convive desde há muito com voluntários de todas as raças e origens, que procuram o nosso país para trabalhar como voluntários, ajudando assim na assistência aos cuidados de saúde, educação e outras necessidades básicas.
Jovens e menos jovens, profissionais das mais diversas áreas, médicos, enfermeiros, professores, etc. pertencentes a mais de 300 Organizações não-governamentais (ONG) locais, ajudam a implementar projectos nas cidades e nas províncias de Angola.
Entre as maiores ONGs que trazem voluntários a Angola destacam-se: a Cruz Vermelha Angolana, Caritas Angola (duas ONGs locais que derivam de Comissões/Congregações internacionais) e ADRA (uma ONG local que está ligada à agricultura).
As maiores, têm mais de 100 voluntários entre os seus colaboradores, mas a maior parte tem apenas 2 a 3 trabalhadores e até 6 voluntários.
Das organizações internacionais destacam-se a UNICEF (Fundo para as Crianças das Nações Unidas), PAM (Programa Alimentar Mundial) e ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Entre as organizações locais podemos destacar, mais uma vez, a Cruz Vermelha Angolana e a Amega, a Igreja Cristã União Espírito Santo, e a Associação Muari Nda e o Centro de Cooperação e Desenvolvimento.
E você, já pensou em abraçar a causa do voluntariado?