Nunca é demais relembrar que lavar e hidratar as mãos corretamente é a melhor forma de nos protegermos dos perigos a que elas estão expostas diariamente. Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higiene adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para/de outras pessoas. Vamos descobrir mais sobre a sua importância?
PORQUE É ESSENCIAL LAVAR AS MÃOS?
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos no nosso dia-a-dia, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato directo (pelo o toque com outra pele), ou indirecto, através do contato com objectos e superfícies contaminados.
COMO É POSSIVEL AS MÃOS TRANSMITIREM DOENÇAS?
Existe várias maneiras de uma infecção ser transmitida de uma pessoa para a outra através das mãos. Como vírus, fungos, bactérias e parasitas, pois são todos germes passíveis de serem transmitidos por um simples aperto de mão. Deixamos aqui um exemplo para si:
- Uma pessoa na sua escola/trabalho está gripada. Essa pessoa usa as mãos para proteger a boca ao espirrar ou para limpar as secreções do nariz sem lavar as mãos, ela usa o telefone, apoia-se na mesa ou usa o corrimão para descer/subir as escadas. O vírus das vias respiratórias que estão nas suas mãos contaminadas são transportados para todos os objetos que essa pessoa gripada esteve em contacto ao longo do dia. O vírus da gripe que acabou de ser depositado nesses objetos pode sobreviver nos mesmos por várias horas. Nessa altura outras pessoas chegam e usa o mesmo telefone, apoia as suas mãos na mesma mesa ou toca no mesmo corrimão das escadas. De repente, você sente uma leve coceira nos olhos e inocentemente usa a mão para coçá-los. Pronto, você acabou de levar os vírus que estavam no ambiente para dentro do seu corpo. Se você vai ficar doente ou não vai depender agora da virulência do vírus e da competência do seu sistema imunológico em impedir a replicação desse germe que você acabou de adquirir. O facto é que existe uma grande chance de ficar doente mesmo sem nunca ter encontrado a pessoa que lhe passou o vírus.
QUANDO DEVEMOS LAVAR AS NOSSAS MÃOS?
Para evitar a transmissão de doenças, as mãos devem sempre ser lavadas nas seguintes situações:
- Antes e depois de preparar comida.
- Antes de começar a comer.
- Antes de tratar qualquer ferida ou machucado.
- Antes e depois de entrar em contato com qualquer pessoa doente.
- Depois de usar a casa de banho.
- Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro.
- Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal.
- Depois de apertar as mãos de outra pessoa.
- Depois de entrar em contato com animais.
- Depois de manusear lixo.
- Toda a vez que a mão estiver nitidamente com alguma sujeira.
COMO DEVEMOS LAVAR AS NOSSAS MÃOS?
Para que consiga eliminar de forma relevante os germes presentes nas suas mãos, o processo de higienização deve seguir alguns passos. Não basta lavar as mãos apenas com água, é preciso usar sabão. O sabão em barra é aceitável, mas em forma líquida é a melhor. O processo de lavagem das mãos precisa durar pelo menos 30 a 40 segundos. Estudos mostram que se você demora menos de 10 segundos lavando as mãos, uma grande quantidades de germes ainda permanecem viáveis. E se você não gasta nem 5 segundos nesse processo, o resultado final é praticamente nulo, como se você não tivesse lavados as mãos. Aqui fica a forma mais adequada de lavar as mãos e eliminar qualquer germe que possa lhe causar alguma doença:
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Grande parte das infecções comuns, tais como gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais e muitas outras, são transmitidos habitualmente por mãos contaminadas. Não é exagero, portanto, dizer que o simples hábito de lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, não só a sua, como também as das pessoas que você têm contato. Isso é especialmente importante se tiver contato próximo com bebês, idosos ou pessoas debilitadas. Não se esqueça de lavar as mãos!