Evitar o desperdício dos alimentos na altura de os comprar ou cozinhar podem fazer a diferença e os resultados não só evitam que alimentos de qualidade sejam desperdiçados, como também pode significar uma poupança significativa nas suas contas ao final do mês e qualidade de vida.
COMO COMPRAR E EVITAR O DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS
No momento de comprar, e mesmo sem que o saiba, algumas práticas podem fazer a diferença.
- Planeie as refeições e os ingredientes que necessita através de uma lista de compras pensada antecipadamente ao momento da compra. Compre apenas aquilo que tenha planeado usar para determinado fim.
- Compre exatamente o que precisa e evite ir fazer compras com fome.
- Tenha em atenção os prazos de validade para verificar se está a comprar um produto que ainda pode/deve consumir mais tarde.
- Conte sempre com um plano B caso não encontre os produtos que procura.
COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS EM CASA
Em casa, existem atitudes que pode tomar que vão fazer diminuir o desperdício dos alimentos, nomeadamente:
- Anote o que está em falta para que possa ter isso em conta na altura de comprar.
- Use tudo o que tem até voltar a comprar mais de determinado ingrediente. Use os alimentos cujo prazo de validade vai expirar primeiro. Ao armazenar esses mesmos alimentos, coloque à vista os que deve consumir primeiro.
- Reutilize alimentos que já cozinhou (frango cozido, massa ou arroz, entre outros) para compor pratos diferentes.
- Preserve convenientemente os alimentos cuja embalagem já foi aberta. Tenha em consideração a informação presente nos rótulos.
- Aproveite as refeições que sobraram para o dia seguinte, conserve tudo convenientemente.
- Verifique regularmente os alimentos que tem despensa e no congelador, faça uma limpeza se necessário.
EVITE O DESPERDÍCIO DURANTE AS REFEIÇÕES
A expressão “ter mais olhos que barriga” representa muito bem uma situação em que é possível, mesmo sem se dar conta, desperdiçar uma enorme quantidade de comida. Tenham em atenção os momentos de refeição e evite ao máximo o desperdício alimentar:
- Sirva poucas quantidades de cada vez. Repita apenas se sentir vontade de o fazer.
- Coma devagar e analise a sua fome ao longo da refeição.
- Guarde o que sobrar para uma próxima refeição.
- Se comer fora, opte por partilhar uma dose ou até mesmo a sobremesa.
RECEITA PARA REAPROVEITAR OS ALIMENTOS
Para reaproveitar alimentos que normalmente deitaria ao lixo por achar que não dariam para mais nada, existem receitas para evitar o desperdício alimentar. Há duas maneiras básicas de evitar o desperdício alimentar na cozinha: reaproveitar sobras e dar nova vida aos alimentos que já parecem não servir para nada com receitas para evitar o desperdício alimentar. Fique a conhecer uma ótima receita.
CASCA DE BATATA NO FORNO:
Esta é uma receita muito fácil de fazer, deliciosa, e que evita aquele que é, provavelmente, o maior desperdício nas nossas casas: a casca de batata.
Seja porque fizemos sopa e tiramos a casca das batatas, ou porque fizemos puré, ou porque cozemos batatas, o certo é que na maior parte das vezes a casca da batata acaba no lixo. Mas com esta receita isso já não tem que acontecer!
Ingredientes:
- Casca de 3 batatas (ou a quantidade que tiver em casa)
- 1 Colher de chá de azeite
- Sal grosso e orégãos a gosto
Modo de preparação:
- Descasque as batatas, certificando-se que deixa ainda alguma polpa de batata agarrada à casca – não convém que seja muito fina, senão queima rapidamente;
- Passe as cascas para um recipiente e envolva o azeite, o sal e os orégãos com as mãos, de modo a que toda as cascas fiquem bem cobertas com os temperos;
- Passe para um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por 15-20 minutos. A meio do tempo vire as cascas para evitar que fiquem queimadas. Se vir que estão a cozinhar demasiado rápido, reduza a temperatura ou retire;
- Sirva como entrada ou acompanhamento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Evitar o desperdicio alimentar é uma questão ambiental e de responsabilidade social, especialmente nos dias de hoje em que a fome é uma realidade diária e uma problemática recorrente.