Duas toneladas de medicamentos diversos foram entregues ao Centro de Saúde de referência da Barra do Bengo, sede municipal de Cacuaco, pela Associação de Jovens Solidários e Unidos em parceria com a JMPLA de Luanda.
O primeiro secretário da JMPLA, em exercício, Nelson Funete disse que este é um acto benéfico e solidário que vai ajudar na assistência medico-medicamentosa à população do bairro da Barra do Bengo que procurar a unidade sanitária. Mário Durão, Presidente da Associação de Jovens Solidários e Unidos, disse que a doação é uma resposta as preocupações que os centros de saúde têm sentido e em coordenação com a JMPLA acordaram em minimizar as dificuldades das unidades sanitária fora do casco urbano de Luanda.
O centro da barra do Bengo é uma instituição que vive a carência de medicamentos, colchões e necessita de reabilitação para as suas instalações. Acrescentou ainda que, acções do género vão continuar em parceria com a JMPLA e informou que mais de 800 famílias do Zango 5 vão beneficiar de um donativo de bens alimentares com ajuda de alguns empresários.
Mário Durão comprometeu-se em voltar ao Centro de Saúde da barra do Bengo para doar alguns colchões assim como outros bens. Félix Francisco José, administrador do Centro de Saúde, reconheceu que a instituição necessitava de apoio e com a quantidade de medicamentos recebidos será possível medicar os doentes.
Questionado sobre as dificuldades que vive citou a falta de material gastável, medicamentos, sendo o problema das infra-estruturas de conhecimento da direcção municipal da saúde de Cacuaco. Acrescentou ainda que, o centro atende mais de 100 pacientes/dia, e há dois meses, devido a epidemia da febre-amarela e malária, estiveram entre os 200 a 300 pacientes por dia.
As principais patologias que o centro regista são a malária, diarreia e doenças respiratórias. O centro de saúde da barra do Bengo assiste pacientes nos serviços de pediatria, medicina, planeamento familiar, consultas pré-natal e Programa Alargado de Vacinação (PAV).