As autoridades de saúde angolanas estão preocupadas com a pouca importância que as populações dão ao acto de lavar as mãos.
A propósito desta data a médica Ana Victória Gomes fez questão de salientar na passada terça-feira, no Huambo, a gravidade deste problema de saúde pública.
Em declarações à Angop, a médica destacou o papel da lavagem das mãos, especialmente antes das refeições, na prevenção das doenças infecciosas e parasitárias provenientes quer das condições de saneamento básico quer da própria higiene pessoal. Insistiu no facto de doenças como a febre tifóide, a cólera e outras patologias da pele resultarem, em muitas ocasiões, do desprezo desse acto tão simples mas tão imprescindível.
Ana Victória Gomes destacou a necessidade da realização de palestras e outras acções informativas especificamente dirigidas a crianças e jovens com o objetivo de despertar consciências para esta questão.
Recordamos que o dia 15 outubro – Dia Mundial da Lavagem das Mãos – foi criado em 2008 com o objetivo de sensibilizar para a importância de lavar corretamente as mãos com água e sabão, uma das maneiras mais eficazes para prevenir a propagação de doenças e prevenir mortes causadas por doenças infecciosas.