A úlcera péptica, também conhecida como uma úlcera no estômago ou úlcera no duodeno, é uma ferida ou um buraco no revestimento do estômago ou duodeno. Pessoas de qualquer idade podem ter uma úlcera e tanto mulheres como homens podem sofrer com este problema.
O QUE PODE CAUSAR A ÚLCERA?
Um desequilíbrio digestivo no estômago e intestinos podem causar úlceras estomacais. Embora não haja uma única causa para este desequilíbrio, existem vários factores que aumentam a sua chance de desenvolver uma úlcera ao longo do tempo.
Infecção bacteriana: Uma infecção que se desenvolve a partir de bactérias Helicobacter pylori é uma das causas mais comuns de úlceras no estômago. Não está claro como uma infecção por Helicobacter pylori se espalha, mas acredita-se que pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de contacto próximo. Estas bactérias também podem entrar no organismo através de alimentos e água. O crescimento destas bactérias provoca irritação no revestimento do estômago e enfraquece o revestimento protetor. Isso pode levar ainda mais à inflamação e infecção, em última análise, levando a uma úlcera.
Anti-inflamatórios não esteroides: Tomar anti-inflamatórios não esteroides, é outra causa comum de úlceras. O seu uso sem prescrição pode irritar ou inflamar o revestimento do estômago e do intestino delgado, levando a uma úlcera.
Bebidas alcoólicas: Enquanto beber moderadamente pode não causar uma úlcera, no entando, o consumo exagerado de bebidas álcoolicas pode ser um fator de risco para esse problema, pois poderá irritar o revestimento do estômago, levando à inflamação.
Síndrome de Zollinger-Ellison: Uma das raras causas das úlceras pépticas é o síndroma de Zollinger-Ellison. É uma condição rara em que um ou mais tumores formam-se no pâncreas ou na parte superior do intestino delgado, também conhecido como o duodeno. Estes tumores secretam quantidades em excesso da hormônios gástricos, fazendo com que o estômago fique muito ácido e danifique seu revestimento. O excesso de ácido leva então a úlceras pépticas, bem como à diarreia e outros sintomas.
Consumo excessivo de sal: A alta ingestão de sal é outra das principais causas de úlceras de estômago. De fato, uma dieta com alto teor de sal pode induzir a atividade gênica na bactéria Helicobacter pylori que a torna mais virulenta. Um estudo de 2013 publicado em Infection and Immunity relata que a ingestão elevada de sal na dieta causa alterações genéticas na Helicobacter pylori e a torna mais poderosa.
Stress: Embora não haja nenhuma prova científica de ligações emocionais ou mentais com as úlceras, os especialistas acreditam que o stress aumenta a probabilidade de sofrer de uma úlcera no estômago. O stress, especialmente stress prolongado, pode ter um efeito sobre a produção de ácido do estômago. Ele pode desencadear uma libertação aumentada de ácido do estômago e aumentar a irritação.
Histórico familiar: Um histórico pessoal ou familiar de úlceras é outro fator de risco comum para úlceras de estômago. A maioria das pessoas que sofrem de úlceras têm membros da família que sofreram da mesma condição. No entanto, os especialistas não têm certeza por que isso acontece uma vez que as úlceras não são uma doença genética.
Hipercalcemia: A hipercalcemia é o nível elevado de cálcio no sangue, e outra causa de úlcera. A hipercalcemia prolongada tende a causar níveis elevados de gastrina, o que por sua vez pode contribuir para a doença ulcerosa péptica.
Consumo excessivo de cafeína: A alta ingestão de cafeína é outro fator que contribui para o desenvolvimento de úlceras. A cafeína aumenta a produção de ácido do estômago, o que o torna mais vulnerável a sofrer de uma úlcera.
Níveis baixos de melatonina: Outra causa de úlcera são baixos níveis de melatonina. Devido a mudanças de estilo de vida como trabalhar até tarde, o uso de iluminação artificial e assim por diante, o que pode fazer que o corpo produza menos melatonina do que o necessário. Uma redução na produção de melatonina pode desencadear vários problemas de saúde, tais como úlceras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se sofre com úlceras no estômago, preste atenção as causas referidas acima, pois controlá-las também ajuda no tratamento. Além disso, como vimos, há um risco relacionado com o histórico familiar, por isso, se alguém de sua família sofre desse problema, é melhor ficar atento e tentar ao máximo evitar suas causas. É bastante recomendável visitar o seu médico se sentir qualquer dor no estômago.