Conhece os Vários Sintomas do Cancro da Mama?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o cancro da mama é o cancro mais comum diagnosticado em mulheres. Ele ocorre quando as células cancerosas crescem a partir de tecido mamário. O tecido da mama inclui os lóbulos e ductos da mama, juntamente com o tecido adiposo e conjuntivo. Este cancro é mais frequente em mulheres, embora possa ocorrer em homens, estes representam menos de 1% dos casos. A maioria dos diagnósticos são feitos após os 50 anos, sendo que, menos de 5% dos casos surgem em mulheres abaixo dos 30 anos.

QUAIS OS SINTOMAS DO CANCRO DA MAMA?

Cada tipo de cancro de mama pode causar uma variedade de sintomas. Às vezes não há sintomas, especialmente em seus estágios iniciais, além disso, o tumor pode ser muito pequeno para ser sentido, mas uma anormalidade pode ser vista em uma mamografia. Quanto mais cedo o cancro da mama for detectado, mais fácil pode ser o tratamento. É por isso que a detecção precoce é tão importante. Aqui estão alguns sintomas do cancro de mama que você deve estar consciente.

Nódulo na mama: Para muitas mulheres, sentir um nódulo na mama é um dos primeiros sintomas do cancro de mama. Ele não tem de ser um nódulo doloroso, embora alguns sejam. É uma boa ideia fazer o exame de cancro da mama todos os meses para conhecer o seu tecido mamário. Desta forma, você vai notar se um nódulo suspeito se formou.

Alterações na pele da mama: Algumas mulheres notam uma mudança na sua pele do seio. Existem vários subtipos raros de cancro da mama que apresentem alterações na pele, e estes sintomas podem ser confundidos com uma infecção. Alterações que precisa ficar em alerta incluem:

  • Irritação
  • Mamas quentes
  • Coceira
  • Endurecimento
  • Vermelhidão
  • Espessamento da pele
  • Ondulações do tecido
  • Textura semelhante à de uma laranja

Alterações no mamilo: O seu mamilo também pode exibir sintomas do cancro de mama. Consulte o seu médico se você notar uma inversão súbita dos mamilos para dentro, dor, secreção, crostas ou descamação no mamilo, que é um caso raro de cancro de mama chamado doença de Paget.

como-fazer-o-autoexame-da-mama_20392_l

Dor e alterações nas axilas: O tecido da mama se estende sob os braços, e o cancro pode se espalhar através dos gânglios linfáticos sob os braços. Embora esses nódulos são geralmente indolores, eles podem ser sensíveis. Consulte o seu médico se detectar quaisquer caroços ou áreas anormais no espaço em torno de seus seios até as axilas.

Dor na mama ou no mamilo: A dor geralmente não é um sintoma do cancro de mama, mas é algo que você deve consultar com o seu médico, particularmente se for uma dor na mama ou mamilo que não desaparece.

Secreção no mamilo: Se você notar alguma libertação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue, seja nas duas ou somente uma mama, você deve consultar um médico para uma avaliação.

Assimetria entre as duas mamas: Compare as suas duas mamas em frente ao espelho e observe se há alguma diferença de tamanhos, como por exemplo, uma maior que a outra. Fique atenta também a presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se tiver algum destes sintomas, isso não significa que você definitivamente tem cancro de mama. Infecções, por exemplo, também podem causar sintomas como estes. No entanto, é preciso consultar um médico para fazer os exames necessários e tirar qualquer dúvida. O exame do cancro da mama deve fazer parte da sua rotina mensal de cuidados de saúde!

2017-06-08T20:06:07+00:00Fevereiro 12, 2017|Câncer, Doenças, Mulher, Saúde Geral|