O período fértil é o momento da ovulação da mulher, ele acontece, de 10 a 14 dias depois do início da menstruação. Neste momento são grandes as chances de engravidar durante uma relação sexual. Os principais sintomas para saber que você está no período fértil é a secreção vaginal e o aumento de libido.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PERÍODO FÉRTIL
O cálculo do período fértil feminino é importante para definir os melhores momentos para ter uma relação sexual sem engravidar ou com o intuito de gerar uma gravidez. A gravidez só pode acontecer durante o período fértil da mulher. No entanto, quando exposta a algumas condições essa regra pode sim ser quebrada. As situações em a gravidez é possível fora do período são:
- Se a mulher estiver exposta a muita adrenalina no momento de uma relação sexual
- Quando um espermatozóide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar o óvulo, caso mais possível para quem tem secura vaginal e falta de lubrificação natural ( pois a acidez da secreção vaginal dificulta a fecundação)
- Efeitos colaterais de medicamentos tais como antidepressivos e ansiolíticos
Apesar das chances de uma gravidez fora deste período ser mais difíceis para ter certeza de que não irá engravidar é preciso recorrer a métodos contraceptivos de grande confiança tais como o anticoncepcional e a o preservativo. Se você utilizar um destes dois métodos são muito pequenas as chances de fecundação.
COMO FUNCIONA O PERÍODO FÉRTIL FEMININO
Os homens conseguem produzir espermatozóides a qualquer momento, já as mulheres tem a quantidade de óvulos contados, são em média 450 mil desde o nascimento, o que dá aproximadamente 37 anos menstruando e com a possibilidade de engravidar. Por isso, a mulher tem o período fértil para controlar o momento em que está apta para engravidar. Diferente do homem, a mulher não é fértil a todo o momento, na verdade, o período em que a mulher pode engravidar efetivamente, é bem menor do que se pensa, são cerca de 24 horas com uma duração máxima de até 7 dias. O período fértil acontece juntamente com a ovulação. O óvulo fica a espera da fecundação por um espermatozóide. Caso ela não aconteça, o útero descama e provoca a menstruação, que irá libertar toda a preparação que o corpo desenvolveu para abrigar um possível bebé. Neste momento a ovulação acontecerá novamente.
“O período em que a mulher pode engravidar efetivamente, é bem menor do que se pensa, são cerca de 24 horas com uma duração máxima de até 7 dias”
SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO PERÍODO FÉRTIL
A menstruação irregular pode ser mais difícil de calcular o período fértil como um método contraceptivo ou para planear relações sexuais. Neste caso a identificação dos sintomas facilita entender quando acontecerá a menstruação, e assim, o inicio do período fértil. Aqui ficam vários sintomas:
- Aumento do libido
- Aumento da secreção vaginal, acontece a libertação em grande quantidade de um líquido, parecido com clara de ovo crua pela vagina, isso tem com funcionalidade a lubrificação para auxiliar a entrada do esperma.
- Aumento da temperatura corporal.
- Oscilações de humor
- Fadiga
- Cheiro forte no corpo
- Dores no ventre, algumas mulheres sentem pequenos incómodos nessa região
- Acne e espinhas, acontece devido ao aumento da oleosidade no corpo
Como pode ser difícil notar a elevação de temperatura, algo prático é realizar o exame de dosagem do LH (Hormônio Luteinizante) – através de testes de urina. O LH se eleva 36 horas antes da ovulação, o que pode auxiliar a mulher a prever quando será seu período fértil.
COMO CALCULAMOS O PERÍODO FÉRTIL
O período fértil ocorre todos os meses, até a chegada da menopausa da mulher. Com um calendário em mãos, conte, a partir do primeiro dia da menstruação, dez dias para chegar aproximadamente ao seu período fértil daquele mês. A partir da data que você alcançar, conte mais 6 ou 7 dias, por garantia. Esses serão seus dias férteis. Quem está a tentar engravidar, ter relações sexuais durante esse período aumentam as chances de fecundação, e quem não pretende, deve evitar sexo desprotegido, já que os riscos de ficar grávida aumentam consideravelmente ainda mais com o aumento do muco vaginal faz com que os espermatozóides encontrem mais facilmente o óvulo.
Além disso, durante esse período, a mulher vai perceber que seu corpo terá um aumento de temperatura bem discreto. Isso se deve ao fato de que o corpo se está a preparar para a fecundação. É a resposta natural de seu organismo e que acontece em todos os ciclos. Lembre-se de que você não deve confiar somente no método de contar seus dias férteis para evitar uma gravidez indesejada. O ideal é usar contraceptivos, pois o cálculo pode estar errado e a fecundação acontecer.
As chances de se engravidar estando menstruada são bem pequenas, porém, podem acontecer caso a relação sexual seja no fim da menstruação, ou seja, no 7º dia, se o espermatozoide durar cerca de 7 dias no organismo, ele chegará até a fase fértil da mulher, podendo assim ocorrer a fecundação.
USE O SEU PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR
Durante o seu período fértil (10 a 14 dias após a menstruação) você terá seis dias que estará a ovular, ou seja, é o momento em que os ovários libertam o óvulo que esperará pela fecundação do espermatozóide durante uma semana. Caso a relação sexual não aconteça ou não seja efetiva a menstruação desce normalmente e o ciclo se reinicia. Após a ovulação, ou seja, a partir do 20° dia após o primeiro dia da sua última menstruação as chances de engravidar são bastante reduzidas.
Mesmo apostando no período fértil, muitas mulheres passam por problemas emocionais a cada ato falhado de gravidez. A indicação mais importante é procurar ajuda médica para realizar exames de infertilidade e ter a orientação para acompanhar o processo de ovulação. Entender o período fértil pode ser de grande valia para garantir uma gravidez, no entanto, procure ajuda profissional se esse não for o seu caso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você não está a sentir os sintomas do período fértil ou a sua menstruação está atrasada fique atenta para os primeiros sintomas da gravidez. Pois a relação sexual que se utiliza somente na técnica de calcular os dias para evitar a gravidez não é confiável. No dia seguinte da desconfiança faça um teste de gravidez. Caso dê negativo calcule novamente seu período fértil na próxima menstruação. Caso tenha dúvidas procure um ginecologista.