A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda deverá passar sempre pela leitura do rótulo.
Se não tem por hábito ler os rótulos das embalagens, está na hora de começar a prestar mais atenção. O rótulo é um meio de informação no qual encontramos informações sobre os produtos, como sua composição, valor nutricional. O rótulo nutricional dos produtos deve seguir algumas regras básicas na hora de apresentar as informações nutricionais para nós consumidores.
O QUE DEVO PRESTAR ATENÇÃO?
No rótulo de um produto alimentar poderá encontrar informação relativa às suas características nutricionais, à forma de conservação, tempo de vida útil, entre outras. Existem alguns pontos importantes que não devem ser esquecidos na leitura de um rótulo:
Denominação de venda: É o nome do produto alimentar. A marca de fabrico ou comercial pode ser facilmente confundida com a denominação de venda mas são informações distintas. Se o produto tiver sido sujeito a algum tratamento industrial, este deve constar na denominação de venda.
Lista de ingredientes que compõem o produto: Todos os ingredientes utilizados para o fabrico do produto alimentar têm obrigatoriamente que ser apresentados nesta lista, por ordem decrescente em termos de quantidade em que se estão presentes. Os Aditivos são representados pela sua categoria e pelo seu nome específico ou pela letra “E” seguida de um número com três algarismos. Os Alergénicos são substâncias que também têm que constar na lista de ingredientes. Antes da compra de um produto alimentar, deve verificar a lista de ingredientes, uma vez que poderá ser uma boa forma de percepcionar quais as suas principais características. Além disso, quando o alimento não contém informação nutricional, esta lista poderá permitir inferir sobre as suas caraterísticas nutricionais.
“Se não tem por hábito ler os rótulos das embalagens, está na hora de começar a prestar mais atenção”
Quantidade líquida contida na embalagem: A quantidade líquida refere-se à quantidade em que o produto alimentar está presente na embalagem. Esta quantidade pode ser expressa em volume (l, cl ou ml) ou em massa (kg ou g). Se o alimento estiver envolvido num líquido, a quantidade líquida refere-se ao total, isto é, o peso do alimento conjuntamente com o peso do líquido. Nestes casos, aparece também referido o peso escorrido, ou seja, o peso do alimento sem o líquido envolvente.
Prazo de validade: O prazo de validade é a data limite até à qual o alimento pode ser consumido.
Lote de fabrico: O lote de fabrico refere-se ao lote no qual aquele alimento é inserido. Este é um dado importante para se fazer a rastreabilidade do produto alimentar, caso ocorra alguma não conformidade.
Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado: É referenciado o nome e a morada da entidade que é responsável por todas as menções colocadas no rótulo do produto ou a empresa que o distribui.
Condições de conservação (quando o alimento é perecível): Quando o alimento é perecível são referenciadas as condições às quais o alimento deverá ser mantido para garantir um estado adequado de conservação, para não perder as características iniciais até findar o prazo de validade. A informação nutricional é facultativa e refere-se à composição nutricional dos produtos alimentares e à energia que fornecem. Esta pode ser uma informação simples que apresenta apenas o valor energético do alimento e o teor em proteínas, hidratos de carbono e lípidos, ou completa e nesse caso comunicam-se também os teores em açúcares, ácidos gordos saturados, colesterol, fibras alimentares, vitaminas, minerais.
Fazer uma escolha alimentar de forma saudável nem sempre é uma tarefa fácil nos dias que correm em que a oferta de produtos nas grandes superfícies é grande. Assim, saber ler e interpretar correctamente o rótulo é essencial para uma escolha mais informada e consciente.