A magia do Natal está à porta, como também todos os excessos típicos deste dia. Para muitos, representa uma excepção à regra no que diz respeito à alimentação saudável. São os pratos tradicionais, os fritos e as mais variadas sobremesas. As gorduras e os açúcares refinados são, sem dúvida, os maiores vilões a enfrentar por quem não quer ter uns quilos a mais no final do ano. Conheça algumas sugestões e saboreie o seu Natal sem culpa.
Semana saudável: Mantenha uma dieta alimentar equilibrada e saudável durante todo o ano, para que possa desfrutar desta quadra sem culpa e sem que afecte o seu peso. Não há necessidade de se privar dos doces típicos deste dia, mas é necessário ter moderação. O Natal deve ser comemorado nos dias 24 e 25, e não nos restantes dias. Por esse motivo, tente gerir a quantidade de comida que é confeccionada, para evitar comer as sobras durante a semana.
Coma com frequência: Evite longos períodos de jejum, procurando alimentar-se de 3 em 3 horas. Uma das estratégias mais recorrentes daqueles que querem comer sem limites nestes dias de festa, é a de passar o dia inteiro sem comer. Está enganado se acha que vai resultar. Na verdade, vai ser chegar à refeição com o dobro da fome e vai querer devorar tudo o que lhe aparecer pela frente, principalmente as iguarias mais calóricas. Faça pequenas refeições durante o dia, como por exemplo uma peça de fruta e uma fatia de queijo ou um iogurte e uma fatia de pão, para evitar os desejos incontroláveis durante o jantar de natal.
Saber escolher: Inicie a ceia com uma sopa de legumes que, por ser rica em fibras, dá-lhe a sensação de maior saciedade e é pobre em calorias. No prato principal o bacalhau é o rei, É uma excelente opção, principalmente quando bem demolhado. Dê ainda preferência a carnes magras, como é o caso do peru, que apresenta menor quantidade de gordura saturada, desde que não seja consumido com a pele. Não se esqueça dos legumes e saladas também no prato, regados com um fio de azeite e temperadas com especiarias e ervas aromáticas em substituição do sal.
Doces: Antes de partir para os doces, opte pela fruta da época como sobremesa, vai fazer com que tenha menos apetite para as restantes iguarias. Todos os doces natalícios são hipercalóricos, têm elevados teores de gordura e açúcar. Encarregue-se de os tornar um pouco mais saudáveis. Experimente levar as rabanadas ao forno em vez de fritá-las, e reduza as quantidades de açúcar das receitas. Vão ficar igualmente deliciosas. Em alternativa aos aperitivos salgados e fritos, opte por colocar na mesa frutos secos como nozes, avelãs, amêndoas e amendoins, são uma excelente fonte de ácidos gordos essenciais.
Conviva mais e petisque menos: Enquanto está nos preparativos para a ceia de Natal, evite ao máximo provar/petiscar. Está a ingerir calorias desnecessárias sem se aperceber, mas que vão fazer a diferença. Além disso, mais importante do que a comida de Natal é a época em si, uma altura onde a alegria e o amor pelo próximo imperam. Em vez de fazer companhia à mesa dos doces ou dos aperitivos, faça questão de passar algum tempo à conversa com a sua família e amigos.
Cuidado com as bebidas: Refrigerantes, sumos variados e bebidas alcoólicas também contribuem para que a ceia seja mais calórica e, portanto, o seu consumo deverá ser moderado. Cuidado com o que bebe, porque normalmente o álcool estimula o apetite. Aposte na originalidade e apresente água guarnecida com rodelas de limão e frutos vermelhos para os mais pequenos, e para os adultos opte por vinho tinto (com moderação), uma vez que este apresenta fitoquímicos benéficos à saúde como é o caso do resveratrol e das procianidinas.
Mantenha-se activo: Pratique actividade física. São dias excelentes para aproveitar o tempo livre com a companhia dos seus amigos e familiares. Desta forma, aproveita também para compensar alguns dos exageros da ceia. Lembre-se que a importância do exercício físico não está na sua intensidade, mas sim na regularidade com que é feito.
De qualquer das maneiras, aproveite esta época natalícia ao máximo em família e amigos, poderá fugir um bocado á sua rotina alimentar mas sem exageros e preparado para o exercício físico depois destes dias. Tenha um Feliz Natal!