No Instituto Oncológico de Luanda o cancro da mama é o que tem mais incidência, de acordo com informações da psicóloga Ilda Sebastião à Angola Press.
O meio mais eficaz para diagnóstico precoce continua a ser a mamografia, que deve usado como exame de rotina para rastreio deste cancro em mulheres com mais de 40 anos.
Ilda Sebastião indicou que esta é uma patologia que continua a afectar principalmente mulheres, embora também haja casos de cancro de mama em homens, mas neste caso é apenas 1 em cada 100 homens.
Graças ao diagnóstico precoce, realça a psicóloga, este cancro já não é a primeira causa de morte em mulheres. Detectado a tempo o cancro da mama pode ter tratamento que leva à cura.
Segundo esta especialista, o cancro do útero faz actualmente mais vítimas entre as mulheres, por demora na procura de cuidados médicos.
Todas as mulheres devem consultar regularmente, pelo menos uma vez por ano, um ginecologista, para fazer os exames necessários e poder ser feito um diagnóstico muito cedo tanto do cancro da mama como do útero.