Campanha de Vacinação Contra a Raiva

As autoridades da província de Luanda vão, até 20 de Fevereiro, promover uma campanha de vacinação contra a raiva, cujo acto de lançamento terá lugar no bairro Caop Velha, município de Cacuaco. A directora do Gabinete Provincial de Luanda da Saúde, Rosa Bessa, esclarece que a campanha visa reduzir o maior número possível de mortes por mordeduras de animais raivosos, como cães, macacos e gatos. 

O acto de lançamento da Campanha será presidido pelo Ministro da Agricultura, Marcos Nhunga, na presença do Governador Provincial de Luanda, Higino Lopes Carneiro, e de altos funcionários dos Ministérios da Saúde. A campanha visa garantir a saúde e protecção dos animais, por isso, todos cães, gatos e macacos podem ser vacinados, excepto aqueles que estiverem doentes.

Os proprietários deverão adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal à vacinação: o cão deve estar devidamente com guia e coleira, em caso de cão bravo deve-se adoptar a focinheira ou açaime.

Os gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas, pois dessa forma o animal e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes.

Apela-se a participação de todos os munícipes, levando o seu animal de estimação aos postos de vacinação, independentemente do seu estado de saúde, idade e peso. A idade mínima para vacinação é de três meses, seguido de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e protecção desses animais contra a raiva.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus da raiva por um animal infectado, através de mordedura, lambedura ou arranhadura, comprometendo o sistema nervoso central e o prognóstico é fatal em todos os casos. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.  

2017-06-08T20:06:20+00:00Janeiro 25, 2017|Notícias|