A bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A forma aguda da bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crónica da bronquite necessita de cuidados especiais.
CAUSAS
Bronquite aguda
Bronquite é geralmente causada por vírus, a doença costuma estar acompanhada de uma outra infeção viral respiratória, como gripes e constipações. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, espalha-se para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou as vias respiratórias, além do vírus.
Bronquite crónica
O fumo é o principal responsável pelo desenvolvimento da bronquite crónica. Poluição e a emissão de gases tóxicos no meio ambiente ou no ambiente de trabalho também estão entre as prováveis causas.
FACTORES DE RISCO
Alguns fatores são considerados de risco no desenvolvimento de bronquite. Tais como:
Fumo: O hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a bronquite aguda quanto a crónica
Imunidade baixa: Este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crónica, como SIDA
Idade: Idosos, crianças pequenas e bebés têm mais riscos de contrair a infecção
Exposição a agentes irritantes: as chances de contrair a doença é maior se trabalha com gases ou outros agentes que possam causar irritação nos pulmões
Refluxo gástrico: Doenças que causam refluxo gástrico e azia podem aumentar as chances de a pessoa desenvolver bronquite.
SINTOMAS
Os sintomas da bronquite, tanto aguda quanto crónica, são:
- Tosse com presença de muco
- Ronco no peito
- Fadiga
- Dificuldade para respirar e falta de ar
- Febre e calafrios
- Desconforto no peito.
Mesmo após o desaparecimento da bronquite aguda, você ainda pode ter uma tosse seca e incómoda que se estende por várias semanas. Outros sintomas de bronquite crónica consistem em:
- Inchaço nos tornozelos, pés e pernas
- Lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio
- Infecções respiratórias frequentes, como constipações ou gripes.
DIAGNÓSTICO
Durante os primeiros dias de sintomas, pode ser difícil para o médico determinar a causa. Isso acontece porque os sintomas iniciais da bronquite são muito parecidos com os da gripe. Além de um exame físico tradicional, o especialista poderá solicitar que você realize os seguintes exames:
- Raio-X torácico, onde fica o pulmão
- Exame de expectoração
- Testes de funcionamento do pulmão
- Oximetria do pulso.
TRATAMENTO
Muitos casos de bronquite resolvem-se sozinhos, sem o uso de medicamentos, e os sintomas desaparecem em cerca de duas semanas. Mas algumas vezes o médico poderá prescrever-lhe alguns remédios específicos, como:
- Antibióticos, em caso de infecção bacteriana, apesar de a maioria das bronquites serem causadas por vírus
- Xaropes para tosse
- Antialérgicos, medicamentos para asma ou outras doenças pulmonares obstrutivas crónicas também podem ser receitados caso o paciente apresente alguma dessas condições.
PREVENÇÃO
Algumas medidas podem prevenir a ocorrência de bronquite. Previna-se:
- Não fume
- Tome a vacina contra a gripe e a vacina pneumocócica anualmente
- Reduza sua exposição à poluição do ar e a agentes químicos que possam causar irritação aos pulmões
- Lave as mãos frequentemente a fim de evitar a disseminação de vírus e de outras infecções.