Este é um tema fundamental para quem é mãe mas que sempre causa alguma controvérsia.
Ao sugar, o seu bebé procura satisfazer necessidades naturais de satisfação afetiva e de segurança. As questões surgem no que respeita à duração da fase oral da criança e ainda em relação à escolha do tipo produto mais adequado.
A fase oral da criança – que envolve também o seio materno e o biberão – dura, em média, aproximadamente dois anos. Tratando-se de uma longa etapa todo o cuidado é pouco na hora de fazer opções, a fim de evitar problemas para o bebé.
Características da chupeta ideal
1-Adequada à idade
O comprimento do bico e o tamanho do aro deverão ser compatíveis com a idade. Por norma, as chupetas podem ser utilizadas do zero aos seis meses e depois dos seis até os 18 meses.
2-Bico de silicone
A sua escolha deverá recair nas chupetas com bico de silicone. Sem sabor, sem cheiro, resistente ao calor, água e agentes oxidantes, o silicone é o material que apresenta maior qualidade e ainda o mais fácil de higienizar.
3-Livre de BPA
Evite chupetas com este composto. O BPA ou Bisfenol A encontra-se frequentemente em artigos de plástico, estando associado ao aparecimento de alguns tipos de cancro. Por ser instável às alterações de temperatura, pode ser particularmente nocivo para os bebés.
4-Bico ortodôntico
Deverá ser o seu eleito, por respeitar o desenvolvimento natural do céu da boca, dentição e gengivas do bebé.
5-Aro com circulação de ar
Aros fechados impedem a circulação de ar, favorecendo o acumular de saliva. Irritações e assaduras na pele sensível da boca do seu bebé são as consequências mais comuns. Para bem do conforto do seu bebé prefira chupetas que facilitem o fluxo de ar.