A chefe da secção provincial do departamento de Saúde Pública e Controlo de Grandes Endemias, Ana Amaral, no Luena, apelou a população no sentido de redobrar as acções tendentes a melhoria os cuidados higiénicos pessoais nesta época chuvosa. A limpeza dos quintais, o uso de redes nas janelas, dormir por debaixo dos mosquiteiros, beber água tratada, destruir reservatórios de água, são acções, segundo a responsável, devem ocupar o quotidiano da população, para se combater as doenças negligenciadas.
Entre as enfermidades, Ana Amaral citou as mais frequentes, como o paludismo, a febre tifoide, diarreicas e respiratórias agudas, que podem ser eliminadas sem custos monetários e por acções simples. Insistiu que a malária, líder das mortes na província e no país, é uma doença evitável e tratável, bastando que a população assuma um compromisso mais sério nos métodos de prevenção.
Manifestou-se preocupada com as mulheres grávidas e crianças menores de cinco, consideradas de vulneráveis face as fragilidades fisiológicas, razão pela qual apela o redobrar dos cuidados com tal franja da sociedade para se diminuir a morbi-mortalidade materna.