Com a obesidade no topo dos problemas de saúde no mundo, é importante sabermos que apesar da comida representar o nosso combustível e ser vital, pode também representar um perigo para a nossa vida, organismo, corpo, saúde se não soubermos dosear a nossa alimentação.
COLOQUE ESTAS DICAS EM PRÁTICA!
Coma pequenas porções frequentemente: Ficar longos períodos de tempo sem comer pode levar à compensação na refeição seguinte. Opte por realizar mais refeições mas com menos quantidade.
Consuma alimentos integrais: Pães, massas e arroz integral não são menos calóricos, mas possuem mais fibras, provocando uma maior sensação de saciedade.
Ingira frutas e legumes: Frutas e legumes tem poucas calorias, mas por outro lado têm muita água e fibras. Estes alimentos satisfazem mais e engordam menos.
Beba muita água: Consuma pelo menos 2 litros de água por dia. Além de hidratar o corpo, o consumo de água ajuda a enganar a sensação de “estômago vazio”.
Planeie as suas compras: Evite ir às compras quando estiver com fome ou cansada para não cometer erros. Leve uma lista de compras que sirva de guia. Tenha disciplina e não leve para casa o que pode comprometer a sua alimentação.
Não se esqueça do pequeno almoço: O pequeno almoço deve representar uma das principais refeições do dia. Além de garantir a energia necessária, começar o dia bem nutrido ajuda a não comer em demasia ao longo do dia.
Saiba esperar!: Estudos revelam que o cérebro demora cerca de 20 minutos para processar a sensação de saciedade após as refeições.
Diversifique: Comer um prato com maior variedade de alimentos saudáveis é mais nutritivo do que optar por um só alimento. Organize o seu prato com saladas, frutas e carnes brancas, criando um visual colorido e apelativo. Observar um prato colorido e diversificado faz com que o cérebro entenda que está a comer demais.
Combata a ansiedade: Muitas vezes comemos mais do que deveríamos por sofrermos de ansiedade e não por fome. Para reduzir o problema pode optar por beber chás calmantes. Além de tranquilizantes, ajudam a saciar a fome.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando comemos em demasia os nossos níveis de energia descem, em vez de se elevarem, e impedem de nos sentirmos leves, despertos e focados em vivermos uma vida fantástica e em harmonia. É a sua saúde e vida que estão em risco, está nas suas mãos!