LUANDA – Ministério da Saúde prepara abertura de 5 novos centros de diagnóstico e tratamento de cancro em Benguela, Malanje, Huambo, Huíla e Cabinda.
Na abertura do Workshop, organizado pelo Centro Nacional de Oncologia, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca, alertou para o facto de o câncer, à semelhança de outras doenças infecto contagiosas, constituir uma das principais causas de mortes no país.
O responsável, que discursava na apresentação do Programa Nacional de Prevenção e Controlo do Câncer, defendeu a urgência de reduzir a incidência e a mortalidade do câncer na população.
Em declarações à imprensa à margem do workshop, Fernando Miguel, Responsável do Instituto Angolano de Luta Contra o Cancro, convidou a sociedade a dar o seu contributo na prevenção da doença.
Os pais devem alertar os filhos a necessidade de evitar o consumo de determinados alimentos já classificados como cancerígenos para seres humanos.
As mulheres deverão apostar na prevenção e realizar periodicamente os exames vaginais e ainda o “papa Nicolau” para deteção precoce deste tipo de patologia.
Só no ano passado o Centro Nacional de Oncologia de Luanda registou cerca de três mil casos.