Alimentação saudável, gravidez saudável

É muito importante manter uma alimentação saudável durante a gravidez para um ótimo crescimento e desenvolvimento do seu bébé como também a saúde de ambos.

Neste sentido é vital que a alimentação e o seu estilo de vida durante a sua gravidez seja devidamente planeada para que apresente ótimos níveis de saúde para si e o seu bébé e também para previnir doenças e complicações em ambos.

Iremos mostrar alguns Super Alimentos e claro Alimentos a Evitar para que que não lhe falte conhecimento nenhum na alimentação durante a sua gravidez.

 

Vamos conhecer os Super Alimentos?

Frutos Vermelhos: Aqui irá adorar os morangos, amoras, framboesas são frutos antioxidantes, ricos em vitamina C e são ótimos para o desenvolvimento celular.

As maravilhosas Bananas: Ricas em potássio, impedem a retenção de liquidos que se acumulam principalmente nos últimos meses da gravidez. Contém também aminoácidos que ajudam a dormir melhor. Escolha as mais maduras para incentivar o funcionamento do intestino.

Brócolos: São maravilhosos para o desenvolvimento saudável da visão do bébé e regulam a tensão arterial da mãe devido á sua fonte de amnioácidos, potássio e antioxidantes.
São também ricos em vitamina A e C que contribuem para o desenvolvimento dos tecidos do cérebro do bebé.

O delicioso Salmão: Rico em proteinas, vitaminas e ácidos gordos ômega 3 que promovem e desenvolvem a visão e o cérebro do bebé.

Pescada e Robalo: São ricos em iodo, oligoelemento essencial á sintese das hormonas tiroideias. A sua carência pode causar uma alteração permanente no desenvolvimento neuronal do feto e no desenvolvimento psicomotor ao longo da infância.

O saboroso Novilho: A sua carne magra fornece ferro que evita a fadiga, combate a anemia e ajuda o fabrico de glóbulos vermelhos que transportam oxigénio ao bebé. É também rica em proteinas, zinco e vitaminas de complexo B que são o material construtor das células.

Alimentos Integrais: Fornecem nutrientes e fibras, ótimos para o desenvolvimento do bebé e evitam a prisão de ventre da mãe. Pode encontrá-los em pão, cereais, massas e arroz integrais.

Leites e Derivados: Ótima fonte de cálcio, fósforo, vitaminas D e K que reforçam os dentes e ossos do bebé e da mãe. Os queijos devem ser pasteurizados para evitar intoxicações.

Acabamos com um dos mais vitais, Água: É a sua fonte principal de hidratação que irá ajudar a libertar impurezas e a renovar os fluidos do corpo e o liquido amniótico.
Beba, pelo menos, 1,5 a 2 litros por dia!

 


Alimentos a Evitar!

  • Evite espadarte ou cavala devido ao seu alto nível de mercúrio que contém
  • Evite o uso de sacarina (adoçante) pois pode atravessar a placenta e instalar-se nos tecidos fetais.
  • Evite bebidas alcoólicas durante a gravidez pois está relacionado com partos prematuros, defeitos de nascimento e baixo peso dos bebés.
  • Evite queijos suaves como feta, brie, camembert pois podem causar infecção por listeria e resultar em nascimento prematuro, aborto espontâneo ou infecções graves no seu bebé.
  • Evite refeições pré-preparadas ou processadas industrialmente pois contêm imensos conservantes, corantes e açúcar e também refeições fortemente condimentadas.
  • Evite sushi ou qualquer tipo de peixe cru ou mal cozinhado pois corre o risco de sofer uma intoxicação alimentar.
  • É também essencial aumentar as precauções de higiene na cozinha para prevenir qualquer potencial contaminação.

Lembre-se o que importa não é “comer por dois” mas sim comer bem, na quantidade adequada e os nutrientes vitais para que o seu corpo tenha a energia necessária para nutrir o seu bebé.
Mantenha uma dieta equilibrada para que tenha uma gravidez saudável e claro para contribuir para a saúde e desenvolvimento do seu bebé.

Aproveite os 9 meses mágicos e tenha uma gravidez muito feliz!

2017-04-07T15:27:17+00:00Abril 11, 2016|Artigos e Dicas, Mulher, Nutrição|