Alerta Sobre a Má Nutrição em Crianças

A chefe da pediatria do Hospital Geral do Moxico (HGM), Amélia Fernando, informou que a má-nutrição vitimou mortalmente 10 crianças em 73 novos casos registados nos últimos sete meses. Sobre a situação da nutrição, Amélia Fernando, justificou que as mortes deveram-se a falta de aleitamento materno, alimentação diária e a chegada tardia na unidade hospitalar, que, apesar de tratamento e esforços médicos, não resistiram.

A chefe da pediatria do Hospital Geral do Moxico, Amélia Fernando, recomendou a todas as mães de terem cuidado com a alimentação diária, pois a criança tem que ser amamentada com leite materno dos zero aos seis meses de idade, de forma exclusivamente, sem introdução de outro alimento. Acrescentou também que a diversificação da dieta ocorre após os seis meses, introduzindo papas, sumo natural, água e outros.

Amélia Fernando, afirmou ser preocupante o comportamento da população, que continua a recorrer as unidades sanitárias quando a doença atinge estados graves e com diagnósticos reservados, dando poucas hipóteses aos profissionais de saúde. Referiu que a má-nutrição contribui na incapacidade do desenvolvimento e crescimento integral das crianças, devido ao facto de a doença causar deficiência de determinados nutrientes vitais na dieta da pessoa influenciando, negativamente, na saúde física e comportamento.

2016-09-14T00:00:00+00:00Setembro 14, 2016|Notícias|